Colégio Web

Quando surgiu o Natal?

Publicidade

Quando se aproxima o mês de dezembro todos os anos as ruas começam a ganhar desenhos natalinos. Árvores de natal, luzes pisca-pisca, neve falsa e o Papai Noel são encontrados em todos os cantos da cidade.

Isso porque o Natal é uma das datas mais esperadas do mês. Nela as pessoas trocam presentes, fazem festas, preparam comidas especiais para a data e comemoram cada um a sua maneira.

Bom, todo mundo conhece o Natal. Mas você sabe como e quando ele surgiu? Caso não saiba, continue lendo. Vamos contar para você as origens de uma das datas mais especiais do ano. Confira.

História do Natal

Quando surgiu o Natal

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Natal não é comemorado por todos. Isso porque a data é uma comemoração religiosa cristã.

Em seus primórdios era chamado de Natalis Invistis Solis e celebrava o nascimento do Deus Sol no solstício de inverno. Porém, no século 3 ela ganhou um novo significado dado pela Igreja Católica, que buscava catequizar os pagãos dominados pelo Império Romano.

Foi só aí que a celebração passou a comemorar e homenagear o nascimento de Jesus de Nazaré, que é o significado que conhecemos hoje. Segundo o que registros romanos apontam, o Natal como conhecemos hoje é comemorado desde 336 d.C. e foi comemorado no dia 7 de janeiro por um tempo.

Outros estudos mostram que dia 25 de dezembro não foi o dia real do nascimento de Jesus. A comemoração é realizada nessa data porque a Igreja achou que deveria cristianizar as festividades pagãs que eram celebradas no dia.

Foi assim que o Natal tomou o lugar do Natalis Invistis Solis, ou o nascimento do deus invencível. Apesar de suas origens não-bíblicas, o trabalho realizado pela Igreja Católica foi tão bem sucedido que hoje todos relacionam o Natal com a celebração do nascimento de Jesus.

Origem Natal

Além disso, a comemoração até transcendeu seu caráter religioso e passou a ser uma época para reunir a família, celebrar a paz, a união, a solidariedade e também para presentear pessoas queridas e se reunir em torno de uma mesa com alguns dos pratos mais saborosos do ano.

Não é à toa que essa festa com mais de dois mil anos de idade se tornou tão querida no mundo todo. Afinal de contas, quem não gosta de boa comida, dias alegres e pessoas queridas reunidas para celebrar um momento especial juntos?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados