Colégio Web

Quando surgiu o Golfe?

2Conhecido por ser observado em várias cenas de filmes clássicos, o golfe é um esporte mais refinado e com público específico. Nele, o jogador utiliza vários tipos de tacos para arremessar as bolinhas em uma série de buracos. A extensão do terreno onde o esporte é praticado é vasta. O jogador precisa lançar várias bolas, com o menor número de tacadas possível.

Publicidade

Dentre as modalidades esportivas que usam a bola, o golfe é um dos únicos que não exige um espaço de jogo formatado. O que se procura é mesmo um campo específico para que se pratique o esporte. Nesse terreno, deve existir progressão para nove ou dezoito pequenos buracos. Cada um deles vai incluir uma área do terreno inicial. Esses espaços são chamados de tee. Já as áreas finais, são chamadas de green. Nelas, se encontram os buracos propriamente ditos. Ao longo dessas suas áreas podem ser encontrados vários tipos padronizados de obstáculos e mesmo diferentes terrenos. Cada um dos buracos vai ter um tipo de configuração.

Como surgiu?

1E como é que se sabe quem é o ganhador da partida? A competição de golfe geralmente passa por pontuações a partir do menor número de tacada por jogador. O stroke play, também conhecido como pontuação mais baixa, passa a valer a partir de cada buraco individualmente. A ronda completa de cada jogador ou equipe é chamada de match play. O stroke play representa as competições mais comuns.

O termo golfe tem origem inglesa, a partir da palavra golf. Esse último, se origina no idioma alemão a partir de kolbe, que significa taco. Se considerarmos que o golfe é um esporte de elite, sua própria origem acaba sendo bastante discutida. Teriam sido os escoceses os primeiros a praticá-lo por volta de 1400. Já em 1457, o próprio parlamento da Escócia, por ordem do rei Jaime II, acabou suspendendo a prática por considerá-la um lazer que afetava a condição social do país.

Há controvérsias em relação quem efetivamente desenvolveu o golfe. Alguns atribuem aos ingleses, outros aos romanos. Esses últimos teriam desenvolvido o golfe a partir de outro jogo, conhecido como Paganica (o jogo dos camponeses). O Paganica era muito comum entre os séculos XVII, XVIII e início do XIX. Também há historiadores que reputam a origem aos franceses ou mesmo aos holandeses. O fato é que trata-se de um esporte admirado e que realmente se diferencia de tantas outras modalidades esportivas.

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados