Colégio Web

Quando surgiu o Frisbee?

1O Frisbee surgiu por volta de 1940, quando alguns universitários brincavam de arremessar pratos de tortas em uma loja chamada Frisbie’s. O criador do Frisbee foi Walter Frederick Morrison. Na época, o “esporte” acabou virando mania entre os jovens, e logo foram fabricados os primeiros discos de plástico que pesavam 175 gramas. O Frisbee é o único esporte em que não existe a exigência de um árbitro.

Publicidade

É competido por duas equipes, com 7 jogadores em cada. Uma equipe é a que ataca e a outra é a que defende. A equipe que estiver atacando deverá passar o Frisbee de jogador para jogador, até chegar à zona do gol, assim que o Frisbee chegar à mão de outro atacante na zona do gol é marcada a pontuação
A equipe de defesa deve tentar impedir que os atacantes recebam o Frisbee na zona do gol. Além disso, devem tentar pegar o Frisbee para marcar mais pontos. A equipe que fizer o maior número de gols será a vencedora. O Frisbee deve ser passado de jogador para jogador, em um tempo de 10 segundos.

O Frisbee combina a destreza do futebol americano com um pouco da finta e marcações do basquete. O disco usado no esporte foi fabricado a partir de ideias surgidas em uma fábrica de tortas americanas. Na época, os funcionários também brincavam de arremessá-las entre si.

Regras e federações

2Diferente de várias outras modalidades esportivas que funcionam em dois períodos com tempo definido, o Frisbee tem um período de jogo que termina depois que a equipe faz seus primeiros nove pontos. O segundo tempo começa e a partida é finalizada quando a equipe completa 17 pontos.

As regras não exigem arbitragem para fiscalização. São uma espécie de guia para o jogo e não são violadas pelos atletas, pois estes seguem um código de honra e respeito entre as equipes.

Homens e mulheres podem participar das partidas de Frisbee. Pode ocorrer, até mesmo, de uma partida ser iniciada com uma equipe mista. O que é imprescindível? Que as equipes estejam equilibradas e com a mesma quantidade de cada gênero.

Para mais informações sobre as regras do, basta acessar o site da Federação Internacional de Frisbee (http://www.wfdf.org/) e conhecer mais detalhes da modalidade. No Brasil, a Federação Brasileira de Frisbee (WWW.frisbeebrasil.com.br) também apresenta diversas informações sobre estados que disputam, regras e muitas informações úteis sobre a modalidade.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados