Colégio Web

Quando surgiu o Curling?

1O Curling, também conhecido como esporte do gelo, é uma modalidade olímpica de esporte praticada em pistas de gelo. O objetivo do jogo é que o jogador consiga lançar diversas pedras de granito o mais próximas possível de um determinado alvo. Para isso, deve-se contar com a ajuda de alguns varredores.
O termo culing vem do verbo “to curl” em inglês. O significado é girar. As pedras devem girar de forma leve no momento do lançamento, quase como se fosse uma parábola em trajetória.

Publicidade

O curling foi desenvolvido entre o período do século XVI na Escócia. Lá, a modalidade estabeleceu suas primeiras regras por volta de 1838. Assim, o mundo passou a conhece-la a partir da imigração escocesa. Atualmente um dos países que mais praticam o curling é o Canadá.

A estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno se deu em 1924, com primeiras aparições em Chamonix. Mas, oficialmente, a presença do curling só foi reconhecida no ano de 2006. Depois de aparecer em três diferentes momentos a título de demonstração, a modalidade retornou aos programas olímpicos a partir de Nagano, no ano de 1998. De lá pra cá, não parou de ser disputada.

Como são formadas as equipes

2A equipe de uma partida de curling é formada por quatro atletas, sendo que cada um deles deverá lançar duas pedrinhas em cada “end”. Esse é o termo usado para definir cada subdivisão de uma determinada partida. Depois de lançada a pedra, os demais jogadores passam a varrer o gelo para assim conseguir reduzir os atritos entre a pista e pedra. Dessa forma, conseguem fazer com que a pedra pare mais longe. Uma partida de curling é disputada, de maneira geral, com o total de 10 ends.

Mas, pode ser finalizada antes desde que uma das equipes queira desistir ou seja eliminada por critérios matemáticos. A pontuação só é definida no fim do “end”. Uma única equipe pode pontuar em cada etapa, sendo que também é permitido fazer um ponto para cada pedrinha que for encontrada mais perto do centro do alvo ou em pedras adversárias.

O curling também tem variantes, inclusive a disputada nos Jogos Paraolímpicos de Inverno. Em 2006, nos jogos de Turim, já houve participações importantes. Hoje, o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos de Inverno são as duas principais competições. O Brasil tem uma seleção nacional, que esteve em 2009 e 2010 no desafio continental que garantia a vaga no Campeonato Mundial.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados