Colégio Web

Quando surgiu o Ciclismo?

1O ciclismo é um esporte que consiste em uma corrida de bicicleta. Nela, vence o participante que fizer todo o percurso em menos tempo. A história do ciclismo começa logo que a bicicleta foi inventada. Mas foi por volta de 1850, na Inglaterra, que o ciclismo passou a ser considerado um esporte. Nesta época, as bicicletas já estavam mais evoluídas e modernas, podendo alcançar maiores velocidades.

Publicidade

Atualmente o ciclismo já está integrado aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos, e sul-americanos. As bicicletas que são usadas nas provas são mais apropriadas do que as comuns.

O primeiro equipamento a ser chamado de bicicleta (“duas rodas”) foi criado em 1870. Toda produzida em metal, possui pedais muito grandes nas rodas da frente. Para adquirir, o cidadão teria que investir quase seis meses de seus rendimentos salariais. A criação da bicicleta passou por várias evoluções.

Começou a ser pensada na França, quase 80 anos antes de ser lançada. O pequeno cavalinho de madeira com roda dianteira fixa foi transformado pelo alemão Karl von Drais que mais tarde inaugurava a bicicleta para o mundo em sua versão inicial. Já em 1839, o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmilla apresentou os primeiros pedais grudados na região frontal.

Vantagens do ciclismo para a saúde

2Estresse e depressão: por ter contração cardíaca mais rápida, o ciclista movimenta mais rapidamente o sangue para o cérebro e alivia as sensações de estresse e depressão.

Sexualidade: a tonificação das pernas e irrigação dos órgãos genitais e pélvicos melhora a sexualidade.

Peso: o ciclismo, combinado com outros hábitos saudáveis, leva à perda de peso e redução da gordura.

Sono: a sensação de bem estar e a liberação das toxinas faz com que a pessoa se sinta mais relaxada e tenha um sono mais saudável.

Colesterol e triglicérides: a redução das gorduras leva à diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Também controla os triglicerídeos.

Infarto: com redução da glicemia e controle do diabetes, reduz o risco de infarto.

Pressão arterial: tonifica o vaso sanguíneo (veias e artérias) fazendo com que estes fiquem mais relaxados, sem risco de maior pressão.

Imunidade: com melhores contrações cardíacas, o sistema imunológico também fica estimulado para a produção de glóbulos brancos, com ampla defesa contra vírus e bactérias.

Respiração: a pedalada oxigena os tecidos e toda a região dos pulmões.

Os benefícios vão agir nos músculos, pernas, aspectos aeróbicos e cardiovasculares. Mesmo sendo considerado um esporte competitivo, muitas pessoas praticam o ciclismo como um hábito saudável.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados