Colégio Web

Quando surgiu o Boxe?

2No ano de 1719, James Figg, ficou conhecido como o primeiro campão de luta de boxe no circuito mundial. Mas a história do boxe começa realmente por volta de 1867, na Inglaterra. As regras atuais foram criadas a partir do esgrima. Foram estabelecidas nesta época, por exemplo, o uso das luvas. Antes disso, as lutas eram mais brutas e violentas, podendo haver até mortes. O boxe também é considerado uma arte marcial, uma luta de defesa e ataque. Atualmente este esporte já está nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos.

Publicidade

O lutador pode vencer a partida por nocaute, ou seja, se o adversário for derrubado e não levantar em 10 segundos, ou se não tiver mais em condições de continuar a luta. Ao final de cada ataque, os jurados atribuem pontos aos lutadores.

Durante a luta de boxe não é permitido: dar golpes baixos, conversar ou golpear o adversário se o mesmo estiver no chão. Com 3 advertências o lutador será desclassificado. O juiz poderá parar a luta caso algum lutador estiver sendo espancado de forma a não ser cumprido o que está no regulamento.

Mesopotâmios e sumérios

1As primeiras referências a um duelo de boxe passaram a existir na Mesopotâmia. Lá, com os punhos fechados, existe uma importante placa formatada em pedra com data de 5 mil a.C. Ainda no terceiro milênio antes de Cristo, também foi a vez de observar os povos sumérios a se socarem. Os egípcios adotaram a prática pelos idos de 2 mil a.C. Na Grécia, a incorporação do boxe se deu a partir das Olimpíadas, no período de 668 a.C. Foi também no solo grego que algumas regras do boxe passaram a ser pensadas.

Em Roma, a “briga” de soco entre diferentes gladiadores também era muito bem vista. Só foram suspensas no ano de 393. Por volta do século XVIII, o esporte acabou sendo mais fomentado na Inglaterra e passou enfim a ser chamado de boxing. Ao longo de todos esses períodos, houve muito incentivo a uma modalidade que era marcada por alta pancadaria. Só em 1788 é que começaram a surgir regras ainda melhor elaboradas. Os golpes passaram a ser limitados e em vários países o esporte começou a ganhar fama. Em 1920, também passou a ser considerado uma modalidade olímpica. Desde esse período, passou a representar uma forma de lucro milionária para os boxeadores e para as estruturas de poder que sustentam a modalidade.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados