Colégio Web

Quando surgiu o Boxadrez?

1O yin e yang do mundo dos esportes existe. Não sabia? Apresentamos a vocês o xadrez-boxe ou boxexadrez. A criatividade humana não tem limites e, sim, foi desenvolvida uma técnica que permite existir em um mesmo jogo a disputa constante entre a inteligência e a força.

Publicidade

Combinada com o enxadrismo e pugilismo, o boxexadrez tem ganhado força e adeptos pelo fato de ser um esporte que une elementos bem distantes e teoricamente conflitantes.

O que se pretende? Unir as experiências daqueles que lutam, mas que não se enxergam como jogadores de xadrez e vice-versa. Assim você trabalha o intelecto e a força física dos esportistas.

Tudo começou em 1992, quando o francês Enki Bilal, com inspiração em um dos enredos dos seus livros, quis apresentar a novidade. A publicação se chamava Froid Équateur e a inusitada sugestão do esporte caiu como uma luva para quem procurava um estilo de luta inovador, que pregasse competição e diversão.

Como funciona o boxexadrez?

2A modalidade é classificada em 11 diferentes rounds. Seis deles serão em partidas de xadrez com duração de quatro minutos. Os outros quatro rounds são destinados ao boxe. Cada um com três minutos de duração. Entre uma rodada e outra o competidor tem um minuto para tirar a luva e vestir o kimono seco. Ou o inverso, que também funciona.

Ganha o jogo aquele competidor que consegue aplicar um “know-out” na modalidade de boxe ou o famoso xeque-mate do xadrez. Ao seguir essas duas regrinhas básicas e levar em consideração as regras dos dois esportes, já se tem um bom tipo de modalidade. Um dos aspectos bem positivos é que a prática incentiva a participação de todos e trabalha com a noção de que não devem existir diferenças entre as modalidades esportivas. Além de garantir a participação, também incentiva que as pessoas queiram conquistar o primeiro lugar.

O boxexadrez é mais observado na região da Europa. Porém, sempre há pioneiros que trazem a modalidade para outros espaços. E não foi diferente aqui no Brasil. Para isso, basta juntar jogadores bem interessados e procurar mais informações junto à seleção brasileira de Boxadrez. E então, ficaram animados? Estão dispostos a visualizar a modalidade na prática? Deixe seu comentário sobre modalidades esportivas inusitadas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados