1 O basquete foi criado em 1891, nos Estados Unidos da América, por um professor de Educação Física chamado James Naisith. Este jogo foi desenvolvido para ser praticado em lugares fechados, durante o inverno, ou em locais abertos no verão.

A primeira partida de basquete foi disputada em uma escola, quando o professor James Naisith usou cestas de pêssegos para que os alunos arremessassem a bola. Porém, toda vez que eles acertavam a bola na cesta, alguém tinha que subir, retirar a bola da cesta e dar continuidade ao jogo. Depois de algum tempo, tiveram a ideia de cortar o fundo da cesta. Somente no ano de 1893, foram criados os aros de metal, e com isso a bola foi adaptada para o esporte. No ano de 1936, o Basquete já estava nos Jogos Olímpicos de Berlim. O objetivo do jogo é acertar a bola no cesto do campo do basquete. O jogo é disputado por duas equipes de 5 jogadores.

Popularizada em todo o mundo

2Nos anos iniciais do basquete, as competições eram realizadas na Associação Cristã e era essa entidade que definia as regras. Só em 1894 é que a União Atlética Amadora tomou conhecimento da nova modalidade e resolveu formalizar as regras. Em 1896, houve o primeiro jogo feminino de basquete. No período, as atletas da Universidade de Stanford foram superiores à equipe da Universidade da Califórnia.

Nas disputas iniciais não havia bola específica para o basquete e o improviso era uma bola de futebol. Foi só em 1894 que a Chicope Falls, de Massachusetts, formatou a primeira bola de basquete.

No início do século XX o mundo passou a conhecer o basquete, com criação de ligas e federações. Popularizada rapidamente, passou a também fazer parte das modalidades olímpicas. Acaba marcando presença em aulas de Educação Física de escolas e faculdades de todo o Brasil.

Hoje, as principais equipes são as dos Estados Unidos da América:

2014: a seleção masculina dos Estados Unidas conquista o campeonato mundial. A seleção feminina também já foi campeã.
2012: nos Jogos Olímpicos de Londres, Estados Unidos sai vitorioso nas seleções femininas e masculinas.

O Brasil esteve nas Olimpíadas de Londres em 2012. Não teve excelente participação e saiu sem medalhas. Os homens foram eliminados nas quartas de final. Derrotados pela Argentina. Já a seleção feminina do Brasil, acabou não passando da primeira fase. As mulheres conquistaram o primeiro lugar Copa América de Basquetebol, em Neiva (Colômbia), no ano de 2011.