Colégio Web

Quando surgiu a Fórmula 1?

1A Fórmula 1 é uma das modalidades do automobilismo. As corridas de Fórmula 1 começaram na Europa, na época da Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Por causa da guerra, as corridas foram suspensas, só retornando no ano de 1950, quando começou o campeonato mundial de F-1. Neste primeiro campeonato, havia somente 7 países competindo. No decorrer do tempo, muitas mudanças foram realizadas na regras por medidas de maior segurança, pois ao longo da história da F-1 muitos acidentes ocorreram, levando a morte de muitos pilotos.

Publicidade

Um dos acidentes que marcou a Fórmula 1 para os brasileiros foi o que, fatalmente, levou à morte de Ayrton Senna, no dia 1º de maio de 1994. O acidente aconteceu durante o Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Senna é até hoje um grande nome da história de F-1. Atualmente, 17 países participam dos mundiais, percorrendo 17 circuitos.

Mudanças e avanços na modalidade

2Hoje, a Fórmula 1 é a categoria mais popular do automobilismo. Tudo começou em 1950, quando durante um campeonato mundial, os pilotos passaram a acreditar no esporte. Em 1958, também surgiu um campeonato de construtores. Os Grandes Prêmios (GPs) são os locais onde se disputam os pontos de cada equipe. Esses GPs podem ser realizados em diversos países, com intervalo de até três semanas entre cada um.

Diversas mudanças foram sendo feitas nas disputas e na modalidade da Fórmula 1. Os carros, os circuitos, a segurança e regras. Tudo isso para que a segurança acompanhasse o avanço na competição. Itens como áreas de escape, colocação de chicane e guard rails estão sempre sendo observados. A modalidade é administrada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e governada pela Formula One Administration (FOA) em parcerias com algumas outras empresas.

E de onde surgiu o nome Fórmula? Os estudiosos do tema explicam que acabou sendo determinado pelas próprias particularidades da corrida. Nos momentos iniciais, o carro da modalidade apresentava um formato de tubo. No Brasil, tais carros passaram a ser chamados de charutos. Assim foram batizados logo no início das competições. Nosso primeiro espaço a receber provas de pista foi o de Interlagos, em 1972, no estado de São Paulo.

Nessa primeira prova, não houve contagem de pontos para campeonatos mundiais. Foi só em 1973 que o Brasil passou a ser incluído nos calendários oficiais da Fórmula 1. Foi assim que começamos a fazer parte dessa modalidade, que contou com um importante ídolo do nosso solo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados