Colégio Web

Qual a diferença entre curdos e sunitas?

Publicidade

Recentemente temos percebido um crescente aumento do aparecimento de notícias advindas de pessoas da região do Oriente Médio, principalmente por causa de ataques, ameaças e atrocidades cometidas pelas pessoas integrantes do EI, grupo extremista que tem causado terror em diversas partes do mundo.

Mas o Oriente Médio é uma região extremamente diversificada e com cultura e religião completamente diferentes daquilo que estamos acostumados a ver e conviver. E é exatamente por isso que costuma haver uma grande confusão com os termos que representam a população que vive na região.

E é por essa confusão que viemos aqui esclarecer o significado de duas expressões que temos ouvido muito, mas que muita gente não sabe o que significa: curdos e sunitas.

Ficou curioso para saber o que é? Continue lendo e confira.

Qual diferença entre curdos e sunitas

O que são os sunitas?

Os sunitas representam 90% das pessoas que exercem o islamismo como religião. Ou seja, os sunitas representam a maior parcela de um grupo religioso. Eles são aqueles que acreditam que não é necessário ser um descendente de Maomé para ser um bom líder islâmico.

São também a parcela religiosa que permite e está mais aberta para diálogos com os demais povos e religiões. Eles acreditam na Suna, um livro biográfico de Maomé, e também na discussão entre irmãos. Eles são aqueles que adaptam suas crenças de acordo com o tempo.

Eles se encontram predominantemente na Arábia Saudita, no Egito e na Indonésia. Essa parte da população tem sido vítima da onda de violência com o Iraque, contra quem revidam a violência sofrida, o que faz com que a população sofra com uma onda de violência brutal que nunca tem fim.

Os sunitas são aqueles opostos aos participantes do EI, estes são os xiitas.

O que são os curdos?

Qual a diferença entre curdos e sunitas

Ao contrário dos sunitas, os curdos representam um grupo étnico e linguístico. Os curdos representam um grupo de 26 milhões de pessoas e são o maior grupo étnico sem Estado do mundo.

De maioria muçulmana sunita, os curdos são uma população que se originou da região do Curdistão. Eles falam o idioma curdo, que tem origem indo-europeia. Essas 26 milhões de pessoas ficam distribuídas entre a Turquia, o Iraque, o Irã, a Síria, a Armênia e o Azerbaijão. Ou seja, na região que é conhecida como Curdistão.

Minoria dentro do Iraque, os curdos representam cerca de 15% do total da população e reivindicam a criação de um Estado próprio.

Em um resumo bem simplista, a grande diferença entre os sunitas e os curdos está no que eles representam. Enquanto os sunitas são um grupo religioso, os curdos são um grupo étnico e linguístico. Basicamente, um curdo pode ser sunita, mas um sunita pode não ser curdo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados