Colégio Web

Quais os malefícios da alta do dólar para os brasileiros?

Publicidade

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre a alta do dólar em relação ao real, especialmente pelo fato de que a moeda estadunidense conseguiu ultrapassar pela primeira vez na História a marca de R$ 4, e a tendência é que chegue aos R$ 5 em breve.

Pois a grande questão para a maior parte dos brasileiros é sobre como esta alta do dólar pode afetar de fato a vida da população brasileira, já há um grande debate em curso no país atualmente, colocando de um lado os brasileiros que acreditam que isto trará consequências ruins para o país e do outro lado, os brasileiros que preferem acreditar que não haverá consequências.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos procurar detalhar quais são os verdadeiros malefícios da alta do dólar para os brasileiros de um modo geral, mostrando também quem pode sair bem desta história.

Puxar a inflação para cima

malefícios da alta do dólar para os brasileiros

Pois o primeiro impacto negativo que a alta do dólar pode trazer para os brasileiros tem a ver com a sua capacidade de puxar a inflação para cima, o que pode desencadear uma alta dos preços generalizada.

Com isto, mesmo o brasileiro médio que acredita que a alta do dólar não pode ter a capacidade de influenciar a sua vida pode passar a ter problemas na hora de fazer uma visitinha ao supermercado para as compras do mês.

Matérias-primas são importadas

Mas o que mais pode afetar o brasileiro com a alta do dólar é o fato de que a maior parte das principais matérias-primas usadas dentro do país é importada, como o trigo, o gás e a gasolina, por exemplo.

Com isto, produtos importantes para o dia a dia do brasileiro, como o pãozinho, o macarrão, a gasolina, entre outros, acabam tendo seus preços aumentados.

Preços atrelados ao dólar

Mas não apenas estes produtos deverão ter seus preços aumentados por conta da alta do dólar, já que também outros produtos oferecidos aos brasileiros também têm seus preços atrelados à moeda estadunidense.

alta dólar

São eles a carne, o café, o açúcar, o milho e a soja, o que deverá implicar em mais sustos para os brasileiros na hora de colocar a mão no bolso para pagar, entre outras coisas, pelo cafezinho nosso de cada dia.

Produtos importados mais caros

Mas além destes malefícios citados anteriormente, a alta do dólar também influencia a vida do brasileiro negativamente por conta do fato de que com ela, os preços dos produtos importados acabam ficando maiores também.

E por conta disto, muitos produtores de produtos nacionais acabam vendo nesta alta uma oportunidade de ampliar seus lucros, e acabam aumentando os preços dos produtos nacionais também, num efeito cascata terrível, que é bom apenas para o exportador, que com a alta do dólar, consegue ganhar muito mais do que ganharia em tempos de baixa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados