Colégio Web

Quais as causas das aftas?

1Para as pessoas comuns, a afta é a manifestação de que algo não vai bem com o estômago do indivíduo. Algum tipo de acidez ou problemas nessa parte do organismo levaram apenas a mais um sintoma: surgimento das aftas. Mas, afinal, o que vem a ser esse tipo de erupção na pele?

Publicidade

A ciência não tem uma resposta pronta quanto à causa e elenca aspectos relacionados ao estresse, alergia, uso do cigarro e até mesmo alguns tipos de lesões que surgem na boca. A deficiência em determinados nutrientes é outra explicação que pode levar à origem do problema.

Dentre os nutrientes, aponta-se a vitamina B12 e a vitamina C. O ferro e o zinco também são elementos que, em carência, podem desenvolver o problema. Em termos de relação com outras doenças é possível observar que uma inflamação intestinal, o próprio refluxo e doenças relacionadas à imunidade também fazem com que esse tipo de lesão possa aparecer.

Como deve ser o tratamento?

A afta acaba incomodando principalmente na hora da própria alimentação. É muito difícil ingerir alimentos mais ácidos ou alcalinos e, mesmo alimentos quentes acabam deixando a região ainda mais sensível. E como devemos tratá-la?

Não há uma necessidade obrigatória de tratar a afta. O ideal é que você deixe que ela aos poucos vá se desfazendo. Além disso, são indicados alguns anti-inflamatórios, especialmente em formato de pomada, que podem ajudar na cicatrização. O anestésico é outro aliado, pois vai permitir que o paciente se alimente sem sentir aqueles chatos momentos de dor. A higiene bucal deve ser muito bem cuidada. Muitas pessoas apostam em receitas caseiras, mas há uma orientação médica de que esse tipo de situação pode ampliar o processo da dor.

E a prevenção?

2Em termos de prevenção, o que mais se recomenda é a ingestão de alimentos não muito temperados e a moderação na ingestão de frutas ácidas. A alimentação saudável é uma forma de evitar o surgimento do problema e, conforme citado acima, a boa ingestão de sais minerais e as devidas vitaminas. Os demais cuidados dizem respeito à prevenção dessa e de outras doenças: manter uma vida saudável, com prática de atividade física, bem como corpo e mente bem cuidados. Mesmo que não aparentem causar grande problemas e serem lembradas mais por conta do desconforto, é sabido que a afta pode sim acabar representando um grande risco.

E você, como reage para prevenir e tratar suas aftas?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados