Colégio Web

Privatização x Estatização – Entenda as diferenças

Publicidade

Em época de eleição os discursos se repetem, com um sem número de candidatos de um lado da disputa defendendo a privatização e com outro sem número de candidatos do outro lado defendendo a estatização.

Mas o fato é que a maior parte do eleitorado esbarra na dificuldade de entender o que vem a ser a tal da privatização e a tal da estatização, que surgem como duas palavras tipicamente usadas por políticos em época de eleição.

Portanto, vamos repassar neste artigo, de modo simples e claro, para que você entenda melhor a respeito, qual a definição para privatização e também para estatização.

Privatização

Privatizar

Também chamada de desestatização, a privatização é como é definido o processo em que uma empresa pública ou uma instituição do setor público, que é parte do Estado (governo), é vendida para o setor privado.

Este processo de venda de empresas do setor público para o setor privado normalmente ocorre por meio de leilões públicos, onde empresas do setor privado podem oferecer lances até que o maior vença.

A privatização é defendida por muitos por aumentar a competição em setores importantes, como o de telecomunicações, por exemplo, o que pode trazer benefícios para os usuários pela maior oferta de opções de serviço.

Ela também é defendida por diminuir a participação do Estado em setores cruciais para a população e para o desenvolvimento de um país, o que pode significar melhora de serviços e mais eficiência, já que empresas privadas precisam gerar lucros.

Estatização

Estatizar

Também chamada de nacionalização, a estatização é como é definido o processo que visa criar uma espécie de monopólio do Estado no que diz respeito à exploração de recursos naturais.

A estatização também é o termo que define o processo de aquisição por parte do Estado de empresas do setor privado ou de setores inteiros da economia de um país, como o de telecomunicações, por exemplo.

Os defensores dizem que este modelo permite ao país ter maior controle sobre a economia interna, e que ele também defende os interesses nacionais em detrimento do avanço dos interesses estrangeiros.

O fato é que com um processo de estatização realmente grande, o setor público pode se tornar extremamente presente nas ações da economia de um país, o que pode incomodar setores da iniciativa privada.

Enfim, agora você já sabe exatamente o que é a privatização e também a estatização, podendo decidir qual delas é a sua preferida, e podendo também, entender melhor a fala da maior parte dos candidatos desta eleição.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados