Colégio Web

Principais teorias de Douglass North

Publicidade

Entre estudos importantíssimos sobre instituições e conceitos clássicos de interesse das mesmas, as teorias de Douglass North se destacavam quanto ao rumo do trabalho nas mesmas. Tratando sobre temas essenciais ao funcionamento político e socioeconômico de uma determinada região, a principal tese de North tratava sobre desenvolvimento econômico, economia institucional e teorias econômicas relacionadas ao institucionalismo, tratando sobre os graus de eficiência da sociedade capazes de promover a cooperação entre agentes dentro da mesma.

Proposições da teoria institucional de Douglass North

Douglass North

A tese baseia na ideia de que as instituições sociais são formadas entre diferentes níveis de eficiência, de sociedade para sociedade, capazes de incentivar a cooperação entre agentes de maneiras diferenciadas. Com bas em dois aspectos principais, a eficiência poderia ser medida em produtiva e adaptativa. Nas formulações teóricas de North, o trabalho é uma análise das especificações de instituições, analisando os fatores que podem comprometer sua eficiência e trazer uma defasagem de produção. Ao que se diz respeito à cooperação de agentes dentro da sociedade, as relações pessoais e universais dentro do institucional seriam bases para a eficiência de sua sociedade, além das relações econômicas, herdadas de virtudes locais e das formas encontradas para gerar um conhecimento produtivo comum.

Falando das forças e fraquezas institucionais, as fontes de mudança institucional, que causam alterações nas referências individuais e coletivas, também são influentes como incentivo aos agentes econômicos em sua interações. A análise inteira da obra de North relaciona modificações atemporais que concordam a influencia de instituições nos nossos próprios interesses, vendo como as mesmas podem dificultar ou até mesmo impedir mudanças entre uma sociedade segmentada.

Outros autores relacionados

North Douglass

Rutherford e Thomas também formaram teorias sobre as mudanças institucionais e suas influências sobre a trajetória e direção de transformações sociais, analisando mudanças de interesses, alterações de preços, tempo de funcionamento, entre outros fatores. Dentro desta mesma análise, eles buscam explicar as camadas institucionais e entender o potencial das mesmas nas conexões humanas dentro de uma mesma sociedade. Com conceitos bem definidos, todos esses estudos complementam a análise de Douglass sobre o principio de eficiência das instituições e a racionalidade dos trabalhos neste rumo.

Além da formação institucional, ainda constam teses de North que tratam sobre ofertas de serviço do Estado, estruturas dos direitos de propriedade, equilíbrio social, entre muitas outras, todas tratando sobre a relação socioeconômica que cerca as sociedades dentro do sistema capitalista que rege nosso dia a dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados