Colégio Web

A presença dos pais na educação dos filhos

Os pais devem agir de maneira inteligente, de forma a dar uma melhor educação aos seus filhos. Nós separamos algumas dicas para ajudar o casal nessa missão!

Publicidade

A criança é um ser observador e está sempre atenta a nossas atitudes,principalmente dos pais. O aprendizado infantil ocorre por meio da observação. A criança observa o mundo a sua volta, os brinquedos, os objetos, as cores, as atitudes e vai incorporando ao seu mundo o que entende por correto.

Conforme vão crescendo, a curiosidade aumenta e as perguntas se tornam frequentes. O questionamento faz parte do seu aprendizado; ela sempre quer saber o porquê das coisas.

Casal Filho

Na hora do aprendizado os pais falam que as crianças não podem mentir, não podem gritar, não podem brigar e não podem fazer um monte de coisas! A partir do momento, em que decidem ser pais a responsabilidade aumenta e é preciso mudar os hábitos, evitando gritar no trânsito, falar palavrão assistindo ao futebol, não brigar com um amigo ou discutir com a mamãe! Nada disso deve ser feito na frente da criança. A máxima “faça o que digo e não faça o que faço” não atende as necessidades dos pequenos.

A criança precisa ter exemplos positivos para a formação de sua personalidade e de seu caráter na adolescência.

Atuação dos pais na vida das crianças

O casal precisa estar em sintonia com as decisões a serem tomadas:

  • que tipo de educação e comportamento querem ensinar;
  • que criança querem formar;
  • quais valores e comportamentos são aceitáveis;
  • a criança será educada sobre uma crença ou religião;
  • o que é ética e quais são os bons hábitos;
  • respeitar ao próximo;
  • pregar o amor;
  • jogo de cintura na hora das decisões, sem desautorizar o outro na frente da criança.

Educação Criança

Para casais separados, a mesma regra deve ser aplicada. Lembrando que o casamento acabou, mas a relação de respeito deve continuar. Afinal, uma criança precisa ser criada com estrutura, com base sólida, com disciplina e o bom exemplo dos pais.

A família deve estar sempre unida e reunida para tomar as decisões mais importantes. O diálogo é sempre fundamental. Nada como uma boa conversa para manter o controle sobre os problemas do dia-a-dia. O casal deve se alimentar bem, praticar atividade física, brincar, jogar, assistir um bom filme, participar das atividades escolares, trocar as experiências, respeitar as opiniões e ideias. Quando a família é estruturada e dão bons exemplos, as chances de uma criança se tornar um adolescente problemático são mínimas. Dessa forma, se evita o estresse e inúmeras situações desagradáveis. Pense! Você é o melhor exemplo que ele tem!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados