Colégio Web

Por que a inflação no Brasil está descontrolada?

Publicidade

Com a chegada do segundo turno da disputa presidencial no Brasil, que já está perto de chegar ao termo, com a votação do próximo dia 26 de outubro, a “briga” entre a candidata à reeleição Dilma Rousseff e o candidato da oposição Aécio Neves está ficando cada vez mais acirrada.

São acusações para todos os lados, com um afirmando que o outro cometeu erros e mais erros e vice-versa, nos brindando com uma das disputas eleitorais para a Presidência da República mais polêmicas e agressivas dos últimos tempos.

E um dos temas que mais é usado como pauta nos debates entre os dois candidatos é a inflação, que um dia foi debelada e que atualmente começa a atingir níveis de descontrole e de alta que não eram vistos desde que o Plano Real foi implementado na década de 1990.

Pois vamos buscar entender o que é a inflação e porque ela está tão descontrolada nos dias de hoje no Brasil, para que você possa ter uma ideia da importância deste tema que é tão usado pelos candidatos e que afeta tanto a vida das pessoas.

Inflação Brasil

O que é?

Muita gente já ouviu falar sobre, mas o fato é que pouca gente sabe de fato o que é a inflação, que nada mais é do que o aumento dos preços, ocasionada pela maior quantidade de crédito em circulação, entre outras coisas.

No Brasil, o caso mais icônico de inflação se deu na década de 1980, quando houve no país um processo que foi chamado de hiperinflação, que levava ao aumento de preços constante e à desvalorização da moeda corrente.

O problema no Brasil atual

Um dos pontos que mais têm sido alvo de críticas atualmente em relação ao governo Dilma é justamente o aumento da inflação, que já começa a atingir níveis muito superiores aos que foram apresentados desde a implantação do Plano Real em 1994.

Outro ponto reside na taxa de crescimento da economia do país, que está cada vez mais baixo, especialmente em comparação aos índices apresentados anteriormente, que tinham feito do Brasil uma das economias emergentes mais proeminentes do mundo.

Inflação

Com baixo crescimento, normalmente deveríamos ter a baixa da inflação, mas isto não está ocorrendo, e muitos especialistas culpam o governo atual, por sua incapacidade de mudar as chamadas “regras do jogo”.

O ambiente de negócios do Brasil está cada vez pior, e com a alta taxa tributária, fica cada vez mais difícil que pequenas e médias empresas consigam romper a barreira dos três anos de existência.

A consequência é a criação de um ambiente favorável e “sui generis”, que permite que a inflação alta consiga conviver com o baixo crescimento econômico e com a pouca atividade econômica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados