Colégio Web

Por que existe o horário de verão?

Publicidade

Em inglês, por exemplo, o termo “Daylight saving time” (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano “Ora legale” (Hora legal), destaca o caráter artificial da medida.

Há quem goste e quem odeie o horário de verão, mas por traz de acordar mais cedo e aproveitar mais a tarde de sol, existe um motivo para que isso aconteça todo o ano. O principal objetivo do horário de verão nos dias atuais é economizar energia, aproveitando ao máximo a luz solar, durante os dias longos.

Essa iniciativa foi proposta há mais de dois séculos em 1784, pelo cientista e político norte-americano Benjamin Franklin (1706-90), que escreveu o ensaio An economical project (1784) um minucioso estudo relativo à economia de luz nas residências, que foi enviado ao seu amigo jornalista e farmacêutico Antoine Alexis-François Cadet de Vaux (1743-1828), editor do Journal de Paris.

Ao sentir a importância do problema, Cadet de Vaux resolveu publicá-lo na forma de uma carta no jornal, em 26 de março de 1784, conservando o titulo inglês An economical project. 

A ideia foi pela primeira vez defendida objetivamente pelo construtor londrino William Willett (1857-1915) no panfleto Waste of daylight (Desperdício da luz do dia, 1907), no qual propunha que todos os relógios fossem avançados em 20 minutos em um dos quatro domingos de abril e atrasados na mesma quantidade nos quatro domingos de setembro.

Como gostava acordar muito cedo para andar a cavalo através do Petts Wood, próximo a Croydon, Willett ficou chocado ao verificar que a maioria das janelas das casas encontrava-se fechada enquanto o Sol já tinha nascido há muito tempo. Quando Willett questionava por que não acordavam mais cedo, após escutar a resposta, replicava com o humor britânico “o quê?”.

Em seu panfleto, escreveu: “Todos apreciam as longas tardes iluminadas. Todo mundo lamenta a escassez de luz quando o outono se aproxima; e todo mundo tem dado sinais de queixar-se que as brilhantes luzes de uma manhã durante os meses de primavera e verão são raramente vistos ou aproveitados”.

 Hora de verão no Brasil

No Brasil, a hora de verão foi instituída pela primeira vez durante o governo provisório de Getulio Vargas nos períodos de 1931-32 e 1932-33. A partir de 1º de dezembro de 1949, o governo brasileiro voltou a adotar a hora de verão; entretanto, alertado pela sua condenação internacional em 24 de fevereiro de 1953, as nossas autoridades revogaram o seu uso.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados