Colégio Web

Por que existe horário de verão?

Publicidade

Aqui está algo que alguns amam e outros odeiam: o horário de verão. Esse tipo de horário ocorre quando adiantamos o relógio em uma hora, aproximadamente no mês de outubro, indo até o terceiro domingo de fevereiro. O que muita gente não sabe é o motivo de existir o horário de verão.

Por que existe o horário de verão?

Horário de Verão

Esse sistema foi criado no século XVIII por Benjamin Franklin e adotado primeiramente pela Alemanha. Aqui, no Brasil, dez estados aderem ao horário de verão. As regiões Norte e Nordeste não o adotam devido à aproximação da linha do Equador, mantendo uma claridade natural na proximidade dos trópicos. Essas regiões possuem a luz solar por mais tempo; logo, não precisam do horário de verão, pois mais ia atrapalhar do que ajudar a reduzir os picos de energia em ambas as regiões.

Funções do horário de verão

O motivo para a criação desse sistema é aproveitar todo o solstício de verão. O avanço em uma hora no relógio faz com que os dias durem mais, diminuindo o consumo de equipamentos elétricos que precisariam ser acionados no horário normal, como a lâmpada, pois anoiteceria mais cedo.

A função secundária, mas não menos importante, é a divisão dos picos máximos de consumo, reduzindo a sobrecarga do sistema de produção e da companhia que distribui energia elétrica para os municípios. Isso é necessário exatamente porque as horas de maior consumo no dia não batem com o horário em que as lâmpadas das residências e dos locais públicos ainda estão ligadas.

Horario Verão

Fora isso, no segundo semestre de todo ano, a produção industrial e, obviamente, o consumo de energia são maiores, devido à alta comum no comércio, que conta com festas como Natal e Ano Novo. Logo, torna-se necessário economizar energia e reduzir os picos de consumo.

Mesmo que muitos não gostem, o horário de verão é essencial para a economia e a preservação do meio ambiente, pois reduz o desperdício de energia elétrica e melhora a qualidade de vida de todos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados