Colégio Web

Por que a Economia é uma ciência humana?

Publicidade

Uma questão que gera dúvidas para muitas pessoas se refere ao fato de por que a economia é uma ciência humana? De forma geral, a justificativa para a inclusão da economia no mesmo ramo em que estão ciências como Sociologia, Antropologia e Ciência Política é porque a mesma estuda aspectos da vida social, como iremos abordar em detalhes a seguir.

Principais dúvidas relacionadas com a economia sendo ciência humana

Para a grande maioria das pessoas, ao se questionar sobre o que pensam a respeito de economia, a resposta será voltada para concepções ligadas a números, muitas contas e operações financeiras complicadas.

Como possui esse viés geral, a consideração predominante é de que a economia seria uma ciência exata – como a Matemática – mas esta ideia é errada, já que a mesma consiste sim em uma das mais tradicionais ciências humanas conhecidas.

Economia

Motivos que fazem da economia uma ciência humana

A explicação para esta situação é muito simples: a economia é o campo de estudo que faz a análise da produção, distribuição e consumo dos bens e serviços na sociedade, podendo ainda estudar a atividade econômica realizada, por meio da aplicação de diversas teorias próprias dessa ciência.

Com isso, as ações financeiras e de desenvolvimento econômico que considera ocorrem, tendo como base fundamental a influência da sociedade em que está inserida, no que se refere às suas relações de consumo, padrões de compra e venda, bem como as possibilidades de melhoria.

É justamente por esta delimitação que a economia é considerada uma ciência humana, já que todos os seus indicadores e conduções dependem da reação do “mercado” que nada mais é do que o comportamento identificado dos consumidores e empresários.

Por esse ponto, a economia se configura como uma ciência humana, a qual trata dos variados aspectos relacionados com o ser humano enquanto indivíduo e também enquanto ser social.

Principais áreas de atuação da economia

A partir desta sua ideia inicial, é possível conhecer dois grupos principais relacionados com este campo: a Microeconomia e Macroeconomia.

A Microeconomia diz respeitos ao estudo dos comportamentos individuais das pessoas para a realização de suas escolhas econômicas, considerando, nesse caso, fatores como a oferta de produtos, a diversidade, essencialidade dos mesmos e outros.

Já a Macroeconomia estuda como se manifesta em determinada sociedade e tempo os agregados dos comportamentos individuais incluindo neste caso ponderações sobre o produto interno bruto, inflação, gastos gerais com investimentos e ainda taxas como a de desemprego.

Economia

Dessa maneira, a economia em suas diferentes análises é uma ciência humana, porque busca compreender como acontecem as relações entre as pessoas e as organizações, considerando o consumo de bens e serviços, sua produção e troca.

E, com base em todas estas ponderações feitas, a economia fornece subsídios ao poder público e privado para conduzir melhor a gestão das políticas a ser feitas para garantir uma melhor evolução da sociedade.

Conclusão

Assim, a economia é uma ciência humana porque, mesmo lidando de forma cotidiana com as mais variadas possibilidades relacionadas com o desempenho financeiro, o seu desenvolvimento ocorre com base nas relações existentes entre as pessoas, na sociedade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados