Colégio Web

Por que Economia é Humanas, e não Exatas?

Publicidade

Os cursos superiores possuem divisão por campos de estudo e vinculação a pesquisas por tipo de matéria a ser estudada. Essas divisões visam segmentar os conhecimentos existentes por cada área com vistas a contemplar visões acadêmicas, limitando esses estudos a áreas afins.

Visando atender esta perspectiva e organizar os estudos, os cursos superiores estão divididos, por agrupamento científico, em Ciências Exatas, Humanas ou Sociais e Biomédicas.

Tais divisões consideram os respectivos objetivos e focos existentes em cada uma delas, sempre tendo o Homem como ponto central, considerando os seguintes aspectos humanos:

  • Como elemento social, enquadrando-o nas Ciências Humanas ou Sociais;
  • Quanto a uso de métodos e à lógica, que estão vinculados às Ciências Exatas;
  • Estudos relativos à saúde, Biomédicas.

Cada Ciência estabelecida nestas divisões pode ser descrita com mais detalhes a seguir.

Economia humanas

Ciências Exatas

Com origem europeia no início do século XVII, visa atuar em um campo mais restrito ou previamente definido.

Utilizando métodos rigorosos para apurar e testar hipóteses, levando em consideração dados concretos quanto a medições e predições quantitativas precisas e cálculos matemáticos.

Várias disciplinas enquadram-se nesta divisão, a saber: Matemática, Computação, Estatística, Física, Química e Arquitetura.

A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico e Estratégico.

Ciências Humanas ou Sociais

Tratam dos aspectos do homem como individuo e como ser social, buscando um maior conhecimento do ser humano.

Fazem parte desta divisão a Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Pedagogia, Economia, Administração, Contabilidade e a Psicologia etc.

Enquadram-se todas as disciplinas que direcionem seus estudos aos aspectos humanos e sua vida social.

Humanas Economia

A Economia e seu enquadramento em ciências humanas

Desta forma a Economia tem de ser considerada como uma ciência que visa identificar e estabelecer a utilidade dos bens em relação ao ser humano e não uma ferramenta apenas de cálculo e precificação de bens e cálculos de índices.

Para se tentar entender de forma mais clara a classificação de Economia como uma Ciência Humana ou Social, temos de definir o conceito de Utilidade, que pode ser assim definido:

“é um conceito econômico que representa a capacidade de um bem ou serviço saciar uma necessidade humana. Desta forma, a Economia procura responder à seguinte questão: como distribuir os finitos recursos entre infinitas necessidades de maneira que se consiga o máximo de saciedade?”

Encarando a Economia dessa forma, observa-se que, por ser baseada nas necessidades humanas, ela se constitui numa ciência humana e não exata.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados