Colégio Web

Por que adolescentes costumam ser rebeldes?

Publicidade

Dizem que a adolescência tem tudo a ver com a rebeldia, mas será que isso é verdade? Muitos costumam até mesmo brincar com a palavra “adolescentes”, e dizem “aborrecentes”, já que entristecem muito os pais pelo fato da rebeldia. E se você também acredita nisso, neste texto vou te mostrar se realmente é verdade que todos os adolescentes são rebeldes, o motivo disto e até que ponto é normal este processo. Confira abaixo:

Por que os adolescentes são rebeldes?

Adolescente Rebelde

A adolescência é uma fase de mudança na mente e no corpo de garotos e garotas. Afinal, eles estão deixando de serem crianças e pré-adolescentes para se tornarem, de vez, jovens, com a personalidade própria, gostos e demais características que vão desde o visual até a maneira de pensar.

Mas, junto com esta transformação muitos destes jovens vem acompanhados da famosa rebeldia. Você sabe porque os adolescentes são tão rebeldes? Bem, não existe uma resposta padrão, mas o fato é que nesta fase de mutação do corpo e da mente da pessoa, ocorre uma série de mudanças hormonais, fato que leva a alterações de humor e agrava a teimosia, a raiva e demais sentimentos.

Contudo, é neste período em que as meninas têm a primeira menarca (menstruação), os meninos têm a primeira ejaculação, começam a nascer os pelos no rosto e em demais áreas do corpo. Ou seja, ocorre uma verdadeira descarga de mudanças físicas e mentais, tanto para as meninas como para os meninos. Afinal de contas, eles adquirem estilo próprio e a paquera entra em cena.

Muitos médicos, psicólogos e terapeutas acreditam que o principal motivo da rebeldia entre os jovens, sem dúvida é a alteração hormonal, já que neste período os hormônios se encontram a flor da pele. Porém, até que ponto é normal a rebeldia entre os adolescentes? Como reparar isto? É o que você vai conferir no próximo tópico!

Rebelde Adolescente

Existe limite para a rebeldia?

A rebeldia entre os jovens é algo normal e que pode ou não ocorrer. Ou seja, nem todo adolescente é rebelde, mas muitos são. Porém, até que ponto é normal essa rebeldia, existe um limite? Os pais precisam perceber se a rebeldia está passando dos limites quando chega ao extremo. Um exemplo disso são os jovens que brigam demais, xingam muito e até mesmo partem para a agressão em diversas situações.

Este jovem não apenas pode apresentar os indícios de rebeldia, mas também quadros psicológicos abalados, e por isso, procurar a ajuda de um profissional neste caso é fundamental.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados