Uma das figuras mais emblemáticas do Natal, o Papai Noel é sempre caracterizado como aquele bom velhinho obeso, de cabelos e barba brancos, roupas e gorros vermelhos, um trenó voador com renas e um saco de presentes nas costas.

Todos os anos, quando chega dezembro a figura do Papai Noel invade não só o imaginário infantil, mas também as vitrines de praticamente todas as lojas, os cartazes nas ruas e os programas e propagandas de televisão.

Mas afinal de contas, você sabe por que o Papai Noel usa aquela roupa vermelha? Caso não saiba, continue lendo. Vamos explicar para você a origem das roupas do bom velhinho.

Tudo culpa da Coca-Cola!

Papai Noel Verde

Apesar de a história do Papai Noel ter começado muito antes disso, a sua versão como conhecemos foi criada em 1931. Nem faz tanto tempo assim, não é mesmo?  Antes dessa data, o bom velhinho era representado de diversas formas, a principal delas em roupas verdes. Isso por causa de sua forte origem irlandesa.

Porém, na data mencionada acima a Coca-Cola – sim, aquela do refrigerante mais famoso do mundo – contratou um artista chamado Habdon Sundblom e pediu para que este remodelasse a figura do Papai Noel para as suas campanhas publicitárias do ano.

A marca pediu para o artista deixar a figura mais humana e também pediu para fazê-lo vestindo as cores da marca, que são o vermelho e o branco. O objetivo inicial da marca era apenas aumentar as suas vendas no inverno, porém muito mais do que isso aconteceu.

Papai Noel Coca Cola

Quando foi lançada a campanha não só deu certo e fez muito sucesso, como também padronizou a imagem do bom velhinho no mundo todo. Desde então, o Papai Noel é conhecido como a figura de gorro e roupas vermelhas.

Portanto, a imagem do Papai Noel que você conhece hoje em todos os lugares foi uma criação da Coca-Cola, que pegou uma lenda natalina e deu uma cara a ela. Que a Coca-Cola é uma gigante do marketing e que suas propagandas fazem um sucesso enorme ano após ano todo mundo sabe, mas a ponto de criar a imagem do Papai Noel? Isso poucos sabiam.

No fim das contas, o bom velhinho de vermelho surgiu como uma aposta de marketing para o aumento das vendas de refrigerantes no inverno. Tenho certeza de que por essa você não imaginava, não é mesmo?