Colégio Web

Phishing

Publicidade

Phishing é o que podemos chamar de roubo eletrônico, que pode ser introduzido em muitos computadores, ou seja, pessoas que “ganham” a vida cometendo crimes como o estelionatário. Esse tipo de criminoso tenta enganar quem recebe a mensagem, faz com que essa pessoa passe todas as informações necessárias para cometer o crime (senha de bancos, números de cartões de créditos, numera de contas bancárias, e etc.).

 

Existe também um modo de fraude que começou a atuar com bastante intensidade é o Pharming, esse tipo de programa faz com que a pessoa que utiliza a internet, e seu e-mail (mensagem eletrônica), sites de relacionamentos (orkut – O nome Orkut, originou de um homem cujo nome é Orkut Büyükkokten); receba mensagens que no momento em que são lidas podem (pensando que éalguém conhecido) passar seus dados fazendo com que a pessoa que aplicao golpe tanha todas as informações necessárias para agir. Esse tipo de golpe pode também ser chamada de scam ou phishing scam.

O que é mais atual, e que faz bastante vítimas, é o Pharming, esse tipo de golpe faz com que a pessoa que está à frente da internet seja induzido a baixar programas e arquivos que abre todas as oportunidades pra quem quer roubar, podendo redirecionar páginas de instituições financeiras para a falsificação. Os meios mais comuns que os estelionatários usam são:

1. E-mail: É o envio de falsos e-mails que se faz passar por instituições de ensino, universidades, ou a te mesmo o nome de uma pessoa que conheça.

2. Orkut: esses tipos de estelionatários se fazem passar por amigos que estão adicionados no orkut, mandam propagandas, e até fazem convites.

3. Roubo de informações bancárias: é informado para o usuário, logotipos de bancos e etc. Aparece uma janela em que se a pessoa abre essa janela é informado pra ela que é necessário fazer um download. Quando a pessoa “obedece” a esse comando automaticamente todos os seus dados são transferidos.

Os cuidados que são necessários para a pessoa não ser enganada, é não abrir os e-mails de pessoas não conhecidas e quando receber um recado no orkut verificar se foi aquela pessoa mesma quem enviou e não passar dados pessoais pela internet.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados