Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Páscoa » História da Páscoa
16/03/2012 21:47

História da Páscoa

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

[caption id="attachment_14817" align="alignleft" width="300"]Significado da páscoa para os cristãos Significado da páscoa para os cristãos[/caption]

A páscoa é comemorada após o dia 21 de Março, no primeiro domingo após a Lua Cheia. Na realidade a páscoa começa na quarta-feira de cinzas e só termina no Domingo.

É neste período que os fiéis vão atrás da libertação dos pecados,  por isso, é considerada uma das maiores festas dos cristãos, pois a páscoa comemora a Passagem de Cristo, das trevas para a luz e da morte para a vida.

A palavra Páscoa tem origem religiosa do latim Pascae, na grécia antiga era pronunciada Paska, mas essa doutrina vem desde o tempo dos hebreus onde onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Estudos afirmam que esta festa era comemorada há muitos séculos, entre os povos europeus, principalmente na região do Mediterrâneo. algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.

Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A páscoa Judaica e pascoa entre os cristãos

[caption id="attachment_14816" align="aligncenter" width="300"]Matzá para os Judeus Matzá para os Judeus[/caption]

A páscoa para os judeus e cristãos tem significado diferente. Para os judeus a data significa o marco do êxodo (saída) dos judeus do Egito (em 1250 a.C,), lá eles foram aprisionados e tratados como escravos. Além disso, o significado está relacionado com a fuga dos hebreus pelo Mar Vermelho, liderado por Moisés.

Hoje, para celebrar a páscoa, eles comem o matzá (pão sem fermento), para relembrar a história de seus antepassados.
Já para os cristãos, essa data representa a ressurreição de Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa.

Ovos de chocolate

A prática de presentear as pessoas com ovos de chocolate nasceu na antiguidade, na festa da primavera, os ovos simbolizam o nascimento, a vida que retorna.

Essa tradição vem desde o Egito onde os mesmos distribuiam os ovos no início de cada estação como lembrança da ressurreição, e então no século XVIII, a igreja adotou esse hábito, que hoje é oficialmente o símbolo da páscoa.


Recomendados para você

Comentários