O Outubro Rosa é o nome que é dado para uma campanha mundial que visa estimular as pessoas a olharem mais para o problema do câncer de mama. Conscientizar as pessoas para o tratamento e, principalmente, difundir as ideias que já foram pesquisadas, oferecendo para as mulheres mais informações para se prevenir contra a doença.

Como o próprio nome já sugere, esta campanha acontece durante os meses de outubro. E ocorrem da seguinte forma: são organizados no mundo inteiro uma série de ações e eventos que visam fortalecer para as mulheres a necessidade e relevância que existe em tratar os casos diagnosticados e a prevenção.

Como surgiu o Outubro Rosa?

Outubro Rosa

O movimento popular é comemorado no mundo inteiro. A escolha da cor se deu por ela remeter a imagem do laço rosa que é conhecido no mundo inteiro como o símbolo da luta contra o câncer de mama. O movimento estimula a participação da sociedade como um todo, além de empresas e outras entidades de importância social.

O laço símbolo da campanha foi feito pela Fundação Susan Komen em 1990.

O mês foi escolhido a partir de um importante passo para a conscientização mundial. O movimento teve inicio nos Estados Unidos, pois muitos Estados americanos promoviam ações de prevenções do câncer de mama ou a mamografia no mês de outubro. Mas, esses Estados promoviam essas ações de forma isolada. Não coesa.

Foi também nos anos 90 que essa onda de tratamentos isolados nas localidades começaram à partir da constatação de que muitas mulheres vinham morrendo com a doença, até mesmo por falta de informação e a percepção que a difusão de informações a cerca da doença é fundamental para prevenir as mulheres.

E, de forma posterior a esses episódios, o Congresso Americano aprovou que o mês de Outubro tivesse tal denominação. O Outubro Rosa virou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama em terras americanas. Foi ali que a conscientização teve início e depois se espalhou pelo mundo todo.

Hoje, as ações são tomadas e eventos pipocam no globo inteiro, dada a tamanha importância do assunto.

Outubro Rosa

Ações

O Outubro Rosa é um mês onde as mulheres tentam conscientizar outras por meio de ações e eventos que atraiam a atenção da população para o problema. Ela se destacou e ganhou o mundo pelo discurso forte que tem, a maneira sensível, sincera e elegante que a mensagem de luta contra o câncer de mama chegou até as pessoas.

As principais ações e maneira mais famosa de identidade visual do movimento é iluminação rosada em monumentos. São prédios, pontes, teatros e quaisquer outros monumentos notáveis que chamem de fato a atenção da sociedade.