Colégio Web

Origem e Curiosidades sobre a Páscoa

Publicidade

Quando falamos em Páscoa, logo pensamento nos deliciosos ovos de chocolate, não é mesmo? Mas nem sempre a Páscoa foi comemorada dessa forma.

O chocolate foi utilizado para a fabricação dos ovos de Páscoa por volta do século XIX, primeiramente pelos alemães e pelos franceses. Foram eles que tiveram a grande ideia de moldar os ovos de Páscoa com chocolate fazendo a alegria de muita gente. Quem não gosta de ganhar um delicioso ovo de Páscoa de chocolate?

Os ovos tiveram a sua evolução por meio de técnicas utilizadas na produção da moldagem industrial. Anteriormente, as pessoas presenteavam com ovos cozidos de animais ou ovos feitos de outros materiais como de madeira, palha e outros materiais artesanais. Esses eram pintados e muito coloridos.

O primeiro ovo industrializado foi fabricado em 1875 pela empresa inglesa Cadbury e o grande sucesso viria um pouco mais tarde, em 1905, com o lançamento do ovo de chocolate ao leite.

Graças ao grande sucesso, os ovos de chocolate se tornaram popular pelo mundo e grandes marcas e opções cada vez mais se multiplicaram no mercado mundial.

A Páscoa foi associada ao chocolate e definitivamente os ovos fazem a alegria das crianças e adultos.

Pascoa Ovos

Os costumes e tradições

A Páscoa possui muitas tradições, costumes bem divertidos que transformam os ovos de Páscoa em verdadeiras obras de arte.

Assim como os ovos de chocolate, verdadeiros artesões como ourives, joalheiros, artistas e designers desenvolveram grandes trabalhos e obras de arte pelo mundo por meio dos ovos de Páscoa.

Curiosidades dos ovos de Páscoa pelo mundo

Ovos de Páscoa

Família Imperial Russa

Por volta de 1885, um grande ourives e artista russo Peter Carl Fabergé criou para a Família Imperial Russa um ovo de Páscoa enfeitado com joias para presentear a esposa do Czar Alexandre III, a imperatriz Maria Fedorovna.  Com tamanha alegria e esplendor, o ovo de Páscoa coberto de joias, ouro e pedras preciosas se tornou uma tradição anual como presente para a imperatriz.  A cada ano o ovo trazia uma surpresa diferente.

Tradição alemã –  Osterbrunnen: a Fonte da Páscoa

Uma tradição alemã é decorar fontes de água para a Páscoa, chamada de Osterbrunnen. As fontes são decoradas com o formato de uma coroa com várias fitas, guirlandas, flores e ovos de Páscoa coloridos. A fonte é um símbolo de renovação da vida uma vez que é feita na primavera antes da Sexta-feira da Paixão e permanece por mais duas semanas após a Páscoa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados