Colégio Web

Origem da Páscoa

Publicidade

Você já parou para pensar o que o coelho da Páscoa tem a ver com a ressurreição de Jesus Cristo? Vamos conhecer a origem de algumas tradições pascais, costumes de outros países e a arte da transformação dos ovos em ovos de páscoa!

 Pascoa

A páscoa é uma data muito especial para a maioria dos católicos. Ela representa a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Seus símbolos são os ovos e o coelho.

De onde surgiu a Páscoa?!

Há milhares de anos, os ovos e os coelhos eram símbolos de renovação da vida, de fertilidade e de fartura. As antigas civilizações tinham ligações com a natureza e acreditavam na força que ela possui.

Os povos antigos da Europa e do Oriente viviam da terra e o alimento retirado da natureza significava vida e fartura. Os ciclos naturais, como o inverno e a primavera, nesses países eram sempre intensos, e a chegada de uma nova estação como a primavera já era motivo de celebração da vida. Desse modo, com a chegada dessa estação, esses povos criaram o hábito de presentear as pessoas com ovos coloridos.

O Cristianismo foi se tornando cada vez mais forte entre os povos, incorporando assim os costumes populares a crença cristã. Por volta do século XIII, os ovos se tornaram o símbolo da páscoa e da renovação da vida.

O coelho tornou-se símbolo da páscoa por volta do século XVI, quando as crianças esperavam que o coelho colocasse os ovos coloridos em uma cesta na Páscoa. As famílias europeias perpetuaram essa tradição. Os ovos de chocolate surgiram muito mais tarde, por volta do século XIX.

Guerra de ovos na Bulgária

Ovos de Pascoa

Na Bulgária, no domingo de Páscoa acontece a guerra de ovos entre várias famílias. Essa guerra consiste em manter o ovo sem quebrar por mais tempo. Cada participante com seu ovo de galinha colorido e cozido bate um ovo contra o outro e perde aquele que quebrar.

O participante que continuar com o ovo intacto permanece na competição. O último que restar com o ovo ainda inteiro é o vencedor. Vencer significa que esse participante terá muita sorte durante o ano.

Casa Branca nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, acontece a tradicional “Corrida de Ovos” todos os anos no domingo de páscoa na Casa Branca. As crianças com ovo de galinha cozido em uma colher correm, e ganha a competição quem chegar primeiro sem derrubá-lo. Muitas famílias e celebridades participam do evento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados