São várias as formas que podemos nos comunicar. Podemos nos comunicar da forma escrita, com a fala através das vibrações das cordas vocais, por meio de ondas eletromagnéticas, por meio de sons, por imagens e por meio da linguagem dos sinais- LIBRAS. Como podemos observar temos muitos e complexos meios de comunicação. Esse artigo, por exemplo, é uma forma de comunicação escrita.

O que é comunicação?

Comunicação é o ato de transmitir e de receber informações, notícias, comentários, conhecimentos, fofocas, recados e etc.

A forma que nos comunicamos é transmitida pelos meios de comunicação. Esses meios de comunicação podem ser: rádio, televisão, telefone, celular e pela rede mundial de comunicação (Internet).

A cada época, o homem cria novas tecnologias, cada vez mais avançadas, com a finalidade de termos sempre ao nosso alcance as informações e acontecimentos ocorridos em todo o mundo.

O telefone

O primeiro telefone foi criação do escocês Alexander Graham Bell, que se dedicava ao ensino de surdos-mudos. Ele descobriu acidentalmente o telefone quando fazia experiências com um telégrafo musical em seu laboratório. Em 1876, numa exposição na Filadélfia nos Estados Unidos, o primeiro telefone foi apresentado ao mundo.

Atualmente, também nos comunicamos com telefones celulares. Os telefones celulares foram criação japonesa ocorrida por volta de 1978.

Comunicação Telefone Jornal Revista

Primeiramente, com a invenção do telefone os sons eram transmitidos por meio de sinais elétricos, já o telefone celular transmite som por meio de ondas eletromagnéticas. Isso nos possibilita falar com qualquer pessoa sem estarmos presos a um fio. Um grande avanço para a humanidade, pois conseguimos falar com outra pessoa em qualquer lugar do mundo.

A forma escrita ainda é o meio de comunicação mais usado como meio de comunicação em massa, assim como o rádio.

O jornal e a revista

O jornal e a revista são meios de comunicação impressos. O jornal passou a ser impresso com a criação da prensa móvel. É uma principal fonte de comunicação da sociedade. Vetado e censurado na época da ditadura, ele continua sendo um importante veículo de informação, pois aborda diversos temas como política, econômica, esporte, cultura e lazer para toda a família. É um companheiro para todos os momentos e, principalmente, para quem gosta de ficar atualizado com os acontecimentos do país e do mundo. Sua publicação é diária, e consegue obter um grande número de leitores. Atualmente, grandes jornais disputam o público de leitores realizando promoções em suas assinaturas.

As revistas abordam temas específicos como culinária, moda, design, arquitetura, sexo, educação, revistas em quadrinhos, atividades infantis, entre tantos outros assuntos. Geralmente, a revista é publicada de forma semanal ou quinzenal.

Na escola, podemos desenvolver várias atividades. Veja o exemplo abaixo!

Vamos fazer um jornal e uma revista

Montar um jornal e uma revista com ajuda de materiais recicláveis usando a linguagem e padrões do jornal e da revista.

Objetivo: desenvolver a escrita e suas diversas formas de texto, estética e padrão. Estimular a criatividade, a arte, o trabalho em equipe, enriquecer o vocabulário e utilizar recursos como material reciclado.