Colégio Web

Opção de lazer: Jardim Botânico de São Paulo

Publicidade

A preservação da natureza deve ser uma preocupação de todos e um dever dos dirigentes de nosso país.

Muitos estados separam uma determinada área para a preservação da natureza como símbolo de que aquela área possui várias espécies de plantas e animais, que devem ser preservados para que não sejam extintas.

Para quem gosta de caminhar e realizar passeios ao ar livre, o Jardim Botânico do Estado de São Paulo certamente é uma encantadora opção. Conheça a história desse local inspirado em grandes jardins existentes pelo mundo.

Origem do Jardim Botânico

Botanico Jardim

Em 1917, o Estado de São Paulo possuía muitas áreas verdes próximas a nascente do Riacho do Ipiranga. Tão logo perceberam a sua importância; desocuparam a área e criaram no local um horto botânico.

A nascente serviu por um longo período para o abastecimento do bairro do Ipiranga, bastante conhecido por sua importância histórica. Foi às margens do Riacho do Ipiranga que D. Pedro I proclamou a Independência de nosso país.

A criação do Jardim Botânico do Estado de São Paulo foi obra de Frederico Carlos Hoehne e completa nesse ano, seus 86 anos.

O Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e pertence, geograficamente, ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, mais conhecido como Parque do Estado, ocupando uma área de 360 mil m².

O parque e suas atrações

Jardim Botanico

O parque preserva uma área de mata atlântica com cerca de 380 espécies de árvores, além de muitas outras de plantas e animais que vivem no local. Essa área, além de ser preservada, serve também para pesquisas de biólogos de todo o mundo. O local possui muitas atrações que você pode conferir com toda a família.

As atrações que podem ser visitadas são: a Alameda Fernando Costa, as Estufas (Orquidário), o Jardim dos Sentidos, o Córrego Pirarungáua, as Escadarias e o Jardim de Lineu, o Museu Botânico do Dr. João Barbosa Rodrigues, o Lago das Ninféias e a Trilha da Nascente.

Para que você entenda melhor sobre as atrações, comentaremos sobre algumas delas:

  • A Alameda Fernando Costa é uma grande extensão de mata natural em que podemos admirar as águas do córrego Pirarungáua.
  • O Córrego Pirarungáua é um dos afluentes do Riacho do Ipiranga. Podemos observar a água cristalina que escorre juntamente com espécies de vegetação da nossa Mata Atlântica.
  • O Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues foi inaugurado em 1942 e possui uma grande diversidade de plantas e sementes que ainda são preservadas.
  • As estufas são a grande atração do Jardim Botânico de São Paulo com as mais variadas espécies de plantas existentes em nossa Mata Atlântica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados