A linguagem é a mais antiga forma de expressão. A linguagem faz parte da história da nossa civilização. Os homens que viviam em cavernas procuraram de alguma forma se expressar por meio dos desenhos que faziam nas grutas, nas cavernas.

A raça humana foi evoluindo e assim a nossa linguagem. A comunicação é o meio pelo qual expressamos nossa vontade, nossa opinião, exercendo a cidadania e participando ativamente da sociedade.

Sendo assim, o processo de alfabetização é muito importante e essencial para o desenvolvimento do ser humano.

O processo de alfabetização é um processo bem complicado e complexo para as crianças nessa fase. É uma fase de descobertas, em que será introduzida a linguagem como forma de escrita e de expressão.

Visando uma melhor assimilação da realidade humana, através dos jogos e dos brinquedos as crianças possuem a possibilidade de aprenderem e de desenvolverem atitudes morais e sociais.

Dessa forma, os jogos e brinquedos ajudam no aprendizado em sala de aula. Como utilizar esses recursos?

Os jogos e brinquedos na sala de aula

O objetivo na utilização dos jogos e brinquedos em sala de aula é como objeto facilitador para a aprendizagem da criança.

O jogo pode favorecer a socialização das crianças permitindo por meio das atividades realizadas a interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos.

O jogo pode ser útil como meio construtor da personalidade humana. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças aprendem novas regas, desenvolvem o comportamento, passam a perceber o mundo ao seu redor e começam a participar desse mundo.

Jogos que podem ser explorados na sala de aula pelo professor

O uso dos jogos e brinquedos na alfabetização

Primeiramente, é necessário que o professor possua um conteúdo programático para seguir com as atividades que possam ser exploradas com os jogos e com os brinquedos.

1# – Jogos de montar as palavras

Os jogos de montar palavras são bem vindos.  Eles ajudam no desenvolvimento motor, visual, na observação e percepção, além da sequencia lógica das letras na formação das palavras.

Nesse jogo, o professor pode dividir a sala em grupos e distribuir os jogos de montar palavras. Os alunos aprenderão a construir juntamente as palavras, como forma de brincadeira, emprestando as peças um para o outro, participando todos de forma ativa.

Também pode ser utilizado individualmente, dependerá da intenção do professor.

2#- Iniciar as letras do nosso alfabeto com figuras e em seguida mostrando a letra correspondente que inicia a figura.

O professor pode distribuir várias figuras aos alunos e iniciar mostrando a letra A, por exemplo. Quem tiver a figura que inicia com a letra A deve mostrar aos seus colegas. Nesse jogo, o aluno desenvolve a atenção, a percepção auditiva, por meio dos sons das palavras.  Inicia a observar o universo da escrita.

3#-Substituir símbolos pelas letras do alfabeto e descobrir quais são as palavras.

Essa atividade também pode ser realizada nos jogos de cruzadas.

Todos os jogos e brinquedos deve ter a programação do professor e o seu controle em sala de aula para que não se perca o “foco”, o verdadeiro objetivo da brincadeira. Use e abuse da criatividade!

Boas atividades! Na próxima edição traremos mais jogos e brinquedos.