Colégio Web

O surgimento da cólica menstrual

colica-menstrual-pilula-20120118-size-598Mulheres são seres especiais no planeta. Sem as mulheres, como haveria o surgimento da vida? Sem o ventre feminino, como novas populações seriam geradas? Sim, mas os homens também têm o seu papel. A grande questão é que muitas das mulheres enfrentam verdadeiros sacrifícios por nascerem mulher: preconceitos, diferenças no espaço de trabalho e, tão ruim quanto, as tais das cólicas menstruais. Imagem vocês se os homens tivessem que enfrentar, todo mês, esse tipo de transtorno? Como eles reagiriam?

Publicidade

A cólica acontece em função do ciclo menstrual, que não para sequer um mês. É coisa certa mesmo, tipo prestação de eletrodoméstico. Em alguns casos, a cólica aparece sem qualquer motivo e vai ficando mais intensa. Em outros meses, acaba sendo mais amena. Os transtornos, entretanto, são alvo de reclamação em todo o universo feminino.

Na ciência, a cólica é chamada de dismenorreia e é caracterizada justamente por trazer tantas angústias ao sexo feminino por um período que pode ser de até dois dias. As dores são intensificadas especialmente na região mais inferior da barriga. Os especialistas explicam que ocorrem contrações no útero, que é um órgão formado por músculos.

A mulher também sente náuseas, dor de cabeça, vômitos e até mesmo dores nas costas. A diarreia e o desmaio também são comuns. No corpo, muita indisposição e seios doloridos.

Em alguns casos, a mulher não consegue estudar ou trabalhar estando em crises mais agudas de cólicas menstruais. Com o passar dos anos, a intensidade da cólica vai diminuindo. Também se observa que após a gravidez os níveis e incidência são reduzidos. A cólica é uma doença? Não. Ela reflete as mudanças no clico reprodutivo da mulher. Por outro lado, em algumas situações, quando há anomalias nas áreas reprodutoras, a cólica acaba sendo intensificada. É o caso do surgimento de miomas ou endometrioses. Nesse caso, a mulher precisa fazer todo um tratamento para combater o problema e também sanar o surgimento da cólica.

No tratamento específico das cólicas, os médicos recomendam o uso de anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. Esses remédios são recomendados a partir de cada quadro da paciente. Para compreender melhor o desenvolvimento da cólica, diversos exames são realizados.

Orientações para aliviar os sintomas da cólica menstrual

20070507-bolsa_quenteUse compressas de água quente nas regiões mais baixas da barriga
Mantenha repouso
Não coma alimentos ricos em açúcar ou gordurosos
Evite bebidas alcoólicas ou mesmo à base de cafeína
Consuma bebidas quentes, a exemplo dos chás calmantes
Tome banho morno
Mantenha hábitos de vida saudáveis
Organize uma boa alimentação
Pratique atividade física de forma regular

Outra dica importante é a mulher estar atenta a todo o seu ciclo menstrual. Ele é composto por quatro diferentes fases e a cólica acontece durante a fase secretora. Entretanto, nos outros períodos do ciclo há diversos aspectos a serem observados na rotina feminina: aumento da libido, modificações hormonais, disposição e tantos outros aspectos que explicam o comportamento da mulher, mas que em alguns casos ela sequer percebe estarem relacionados ao seu ciclo menstrual.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados