Colégio Web

O que são Taigas?

1O conhecimento humano é amplamente libertador. Imaginem vocês que faz alguns milênios os orientais já começavam a pensar filosoficamente para entender o mundo. Em seguida, o mundo ocidental também passou a se questionar sobre a importância da razão e do método científico para a compreensão das realidades. Hoje, temos uma infinidade de termos e estudos que explicam tudo o que acontece em torno de nós.

Publicidade

A Taiga é um exemplo desses termos novos. O que vem a ser? Um aspecto geográfico dos ambientes em vivemos. Mas, não em todos os locais. A Taiga existe em regiões específicas, notadamente aquelas de clima muito frio. É o caso dos espaços do subártico, que é marcado por ventos fortes e extremamente gelados.

Nessa região, os invernos são longos, as temperaturas chegam aos limites dos -54ºC. Acordaram? Pois então. Na Taiga, o verão é curtíssimo. Será que ele existe mesmo? Sim, mas só chegando aos 20ºC e em raras ocasiões por todo um período de 12 meses. Dessa forma, dá pra compreender que o período de precipitação, formação de neve ou chuva é algo muito raro, não é? De acordo com os estudiosos, não se consegue passar dos 100 mm anuais. Anualmente…Repararam bem?

Fauna e flora específicas

Winter snow scene near Lake Louise, Rockies, Banff National Park, Alberta, Canada

Winter snow scene near Lake Louise, Rockies, Banff National Park, Alberta, Canada

Dentro de condições de temperatura tão adversas, você deve estar se questionando quanto à fauna e flora desses espaços e estará correto se imaginar que não são tão simples. O solo da região da Taiga, inevitavelmente, terá poucas condições nutritivas. Além de raso, acaba sendo marcado por elevada acidez. Assim, prevalecem as vegetações homogêneas, com um tipo de paisagem muito parecidas entre si. As árvores mais observadas nessa região são as do tipo coníferas e alguns pinheiros. Estes últimos, sempre se apresentarão em formato de agulha ou cone. Acaba que esses formatos se adequam de forma estratégica para que não ocorram acúmulos de neve na região dos galhos. É também uma maneira de conseguir reter umidade.

Os representantes da fauna na Taiga vão ser bastante variados, com predominância dos ursos de cor parda, alces, bisões, raposas, lobos, esquilos, lebres, morcegos e algumas espécies de aves. A ciência explica que boa parte desses animais migra para várias outras áreas quando o inverno avassalador chega às Taigas. Nesse momento, poucas espécies já com estruturas de adaptação ainda conseguem permanecer no local e, ainda assim, optam por entrarem em longos períodos de hibernação.

Em que pese a beleza das paisagens e toda essa forma curiosa de existência, a vegetação da Taiga corre risco de extinção. Muitas das reservas desses espaços acabaram sendo desmatadas pelo elemento humano no intuito de gerar lucros com a produção de papel.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados