Colégio Web

O que são Matas dos Cocais?

1Na divisão geográfica a Mata dos Cocais é classificada como um tipo de vegetação que ocupa o território brasileiro em uma área de transição, ou seja, aquele espaço em que se dá o encontro de dois tipos diferentes de linhas vegetativas.

Publicidade

A Mata dos Cocais está, portanto, na zona transitória da Caatinga e área da Amazônia. A primeira está situada no Nordeste. Já a segunda, fica na região Norte. Em termos de estados, a área dos cocais fica distribuída entre o Tocantins, Piauí e Ceará.

Também vale ressaltar que essa vegetação vai ser transitória entre ambientes semiáridos da sub-região do Agreste nordestino e espaços da região Norte. São áreas de clima mais úmido. E, como vocês devem ter observado, são muitas diferenças! É justamente por isso que acabou sendo chamada de sub-região do Nordeste ou de forma coloquial meio norte.

Como é formada a fauna e flora?

2Na Mata dos Cocais a fauna e a flora são altamente diversificadas, ainda que a floresta tenha um aspecto mais homogêneo. Neste caso, observa-se um cenário semelhante em diferentes regiões. Em termos de espécies de plantas, temos a presença do babaçu, carnaúba, buriti e algumas outras de maior expressão entre os moradores da área. Quanto à presença de animais, o que mais se vê são tipos também observados no Cerrado, Caatinga e Floresta da Amazônia. Mais raramente, algumas espécies de animais específicas da área. De forma global, há o surgimento de onça-parda, jaguatirica, urutau, cachorro-do-mato, lobo-guará, veado-catingueiro e outros mamíferos. Alguns desses animais estão, inclusive, sob risco de extinção.

Os nativos da região dos cocais gostam de sobreviver a partir dos lucros gerados com as extrações do babaçu ou a produção de carnaúba. O primeiro pode ser encontrado em regiões mais úmidas e acaba sendo muito aproveitado na extração do óleo contido nas amêndoas. Além dessa finalidade, pode ser usado para a produção de sabão e outros derivados químicos. A carnaúba pode ser usada para na fabricação de cera. Isso acontece a partir das folhas, que também são usadas como ingrediente para outros produtos. De maneira geral, todas essas questões extrativistas acabam sendo importantes para a população da região.

A Mata dos Cocais também permite o desenvolvimento da pecuária. Entretanto, com processos de expansão desordenados, a área está sendo prejudicada por conta dessa atividade econômica. Permitir a pecuária extensiva acaba sendo um problema para a região, na medida em que impede os processos de conservação do meio ambiente. Neste sentido, o objetivo econômico acaba prevalecendo e impactando toda uma zona importante para as cadeias de saúde.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados