Colégio Web

O que são dividendos?

Publicidade

O mundo dos investimentos por muitas vezes parece ter sido feito apenas para quem sempre entende de economia. Saber quando o investimento terá retorno, diferenças entre lucro e dividendo, entender em qual aplicação o seu dinheiro terá melhor aproveitamento e crescimento são conhecimentos que parecem não entrar na cabeça.

Entenda a seguir o que são dividendos e saiba se virar no mundo das ações e investimentos. Hoje em dia, saber onde colocar o dinheiro para que ele trabalhe por você é um diferencial que pode transformar a sua vida. Mas tenha sempre em mente que saber mexer com dinheiro leva tempo e, quem não souber fazer tudo corretamente pode perder tudo da noite para o dia.

Entendendo os dividendos

dividendos

Mas afinal o que são os dividendos? A resposta é mais simples do que pode parecer para quem está começando agora no complicado cenário da economia e das aplicações.

Vamos lá! Suponhamos que você comprou ações de uma empresa na bolsa de valores. Depois de um tempo essa empresa pode ou não conseguir lucro. Caso o lucro venha para o alvo do seu investimento, a companhia poderá fazer várias coisas com esse lucro, como melhorar o salário de seus funcionários ou contratar mais, já que, se tem lucro há maneira me aumentar o trabalho e consequentemente, o lucro; investir em equipamentos ou detalhes técnicos da empresa; comprar as próprias ações, demonstrando a confiança no negócio; ou investir de outra forma.

Porém, uma parte desse lucro se destina aos acionistas – lembre-se, você é um deles – e o dinheiro é dividido entre esses acionistas, e uma parte dele é sua.

O que são dividendos

A empresa pode ver os dividendos de duas formas: o retorno de um investimento, algo como um pagamento por um serviço; ou como um novo investimento, já que a ação mais comum de quem ganha dinheiro na bolsa é comprar mais ações e investir mais, para tentar ganhar mais.

Agora que você já sabe o que são os dividendos pode entrar com mais confiança no mercado de ações. Caso esteja pensando no caso, procure especialistas, estude bem o assunto e tenha certeza de que tem condições de partir para essa modalidade de aplicação financeira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados