Colégio Web

O que são constelações zodiacais?

Publicidade

O zodíaco da astronomia, conjunto de constelações ao longo da eclíptica (circulo máximo da esfera celeste, possível trajeto pelo qual o Sol trabalha o movimento de translação), conta com treze constelações que o compõem. Contando com períodos determinados de passagem, dias de permanência junto ao Sol e com estrelas em destaque, elas representam constelações e signos.

Divididas de acordo com uma relação com as órbitas solares e lunares do nosso planeta e com os demais planetas do nosso sistema solar, as divisões determinadas permanecem em ciclos anuais. As constelações zodiacais são de grande importância para a localização de estrelas para estudos astronômicos.

Hamal

A constelação de Áries passa entre 20 de Abril e 14 de Maio. Sua estrela mais brilhante é a Hamal. Touro permanece em ascendência entre os dias 15 de Maio e 21 de Junho, e tem como estrela mais brilhante a regente Aldebaran. Gêmeos, entre os dias 22 de Junho e 21 de Julho, conta com a Beta Geminorum, ou Pollux, sua estrela mais brilhante, com cerca de duas vezes a massa e nove vezes o raio do Sol.

A constelação de Câncer vem entre 22 de Julho e 11 de Agosto. A Al Tarf, ou Beta Cancri, é sua estrela mais brilhante. Leão vem de 12 de Agosto a 17 de Setembro, contando com Regulus como sua estrela regente.

Virgem aparece de 18 de Setembro a 31 de Outubro, sendo a constelação com maior tempo de permanência do Sol. Sua estrela em destaque é a Spica, constituída por das estrelas que rotacionam entre si, fato impossível de notar a olha nu.

Libra permanece no ciclo entre 1º de Novembro e 22 de Novembro, contando com a estrela Zubeneschamali como a mais brilhante da constelação. Escorpião, no ciclo compreendido entre 23 de Novembro e 30 de Novembro, a mais curta do zodíaco, traz a estrela Antares.

O que são constelações zodiacais

Ophiuchus, de 1º de Dezembro a 18 do mesmo mês, é a única não representada entre os signos do zodíaco, representada pela estrela Rasalhague. Logo em seguida, vem Sagitário, de 19 de Dezembro a 21 de Janeiro, contando com a estrela Kaus Australis.

Capricórnio, de 22 de Janeiro a 16 de Fevereiro, tem como estrela mais brilhante a Deneb Algedi. Aquário, de 17 de Fevereiro até 12 de Março, é acompanhada pela estrela Sadalsuud, vista como um grupo de três estrelas em telescópios. Por fim, Peixes, a última constelação, de 13 de Março a 19 de Abril, com a estrela Eta Piscium.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados