Colégio Web

O que são as Práticas de RAM?

Publicidade

Lançado em 1987 pelo escritor e mago brasileiro Paulo Coelho, o livro O Diário de um Mago logo virou um sucesso de vendas, tornando o seu autor um dos nomes mais reconhecidos do mundo todo e o escritor da língua portuguesa mais vendido do mundo.

Até o momento, o livro já foi traduzido para nada menos do que 21 idiomas e conta toda a peregrinação de três meses empreendida pelo próprio Paulo Coelho ao longo dos quase setecentos quilômetros que separam o sul da França da cidade de Santiago de Compostela, no norte da Espanha.

Este caminho místico, conhecido popularmente no mundo todo como simplesmente o Caminha de Santiago de Compostela, é capaz de trazer às pessoas que por ele passam mudanças e reflexões sobre o existencialismo simplesmente únicas.

É sobre esta trajetória que Paulo Coelho fala com precisão quase cirúrgica em seu livro, dando, entre outras coisas, noções sobre as Práticas de RAM (Regnus Agnus Mundi), que vamos detalhar nas próximas linhas.

Práticas de RAM

O que é Regnus Agnus Mundi?

Para quem não sabe, Regnus Agnus Mundi nada mais é do que uma suposta ordem católica que foi fundada em 1492, voltada para os estudos da chamada linguagem simbólica por meio de um sistema de ensinamento oral.

Justamente por conta deste sistema de ensinamento oral que simplesmente não há registros sobre sua real existência, sendo que sua única citação de fato é feita dentro do livro de Paulo Coelho, O Diário de um Mago.

O significado literal traduzido do latim seria Reino do Cordeiro do Mundo, ou então Reino Mundial do Cordeiro, mas o fato é que há um erro, já que a escrita correta em latim seria Regnum Agni Mundi ou Regnum Agni Mundiale.

As famosas Práticas de RAM

No entanto, de tudo que se pode extrair de conhecimento e ensinamento contido no grande sucesso de vendas O Diário de um Mago, com certeza o que mais chama a atenção de todos são as famosas Práticas de RAM.

Este conjunto de práticas apresentadas por Paulo Coelho em seu livro constituem simplesmente as chaves para que qualquer pessoa consiga ter absolutamente tudo que deseja dentro deste mundo.

O que são as Práticas de RAM

Apesar de simples, elas também constituem exercícios complexos, especialmente no que diz respeito ao fato de que todas elas trazem reflexões profundas e oportunidades de autoconhecimento realmente únicas.

São elas as seguintes Práticas de RAM:

  • O exercício da semente;
  • O exercício da velocidade;
  • O exercício da crueldade;
  • O ritual do mensageiro;
  • O exercício da água;
  • O ritual do globo azul;
  • O exercício do enterrado vivo;
  • O sopro de RAM;
  • O exercício das sombras;
  • O exercício da audição;
  • O exercício da dança.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados