Colégio Web

O que são as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas?

Publicidade

Com tantos conflitos rolando ao redor do mundo, especialmente no Oriente Médio, com os rebeldes do Estado Islâmico atacando e tomando territórios importantes e históricos, cresce em importância a atuação da comunidade internacional.

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta, para estas ocasiões importantes e decisivas para a paz mundial, as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas.

Os Capacetes Azuis

As Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas ganharam um apelido que às marcou para sempre, já que este grupo é conhecido no mundo todo como sendo a força dos Capacetes Azuis.

Não apenas os capacetes são azuis, já que também as boinas são desta cor, que é a mesma cor presente na famosa bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU).

O que são as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

O que são?

Criadas para atuar em áreas de guerra, especialmente para realizar o monitoramento de cessar-fogos, bem como também para supervisionar a retirada de tropas e muitas outras coisas, as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas são importantes em muitos aspectos para a paz mundial.

Elas são constituídas sempre com a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e sempre são enviadas para zonas de conflito armado, onde os capacetes azuis atuam diretamente, em muitos casos.

Críticas

Apesar de serem forças especiais criadas com o claro intuito de promover e manter a paz em todos os cantos do mundo, o fato é que as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas nem sempre são muito bem vistas pelas pessoas.

As críticas à sua atuação residem no fato de que em muitos casos, seus membros acabam cometendo uma série de crimes contra a humanidade, especialmente contra mulheres e crianças.

Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

Atualmente

As Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas estão, atualmente, presentes em diversos pontos do mundo, como no Haiti, onde há um contingente do exército brasileiro presente.

Elas também estão espalhadas em outras zonas de conflito e que apresentam equilíbrio de forças delicado, e que necessitam de uma presença maior para mediar situações e conflitos.

Com o crescimento do famigerado Estado Islâmico, um grande contingente das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas deverá ser direcionado para a região do Oriente Médio em breve.

Portanto, apesar das críticas, a verdade é que as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas acabam sendo úteis em muitos casos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados