carne_porco_remosoEm algumas situações específicas sempre ouvimos, especialmente de pessoas mais velhas e experientes, o quão devemos ficar alertas com os alimentos reimosos. Há momentos em que as pessoas apenas retiram o “i” e falam sobre a remosidade dos alimentos. “Menina, não come essa carne de porco, pois ela é remosa”.

O que querem dizer na verdade? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que esse termo é uma estrutura linguística e, com base nisso, recai sobre as explicações da língua portuguesa. Mas, na prática os alimentos reimosos são assim chamados por terem uma elevada concentração de proteínas e gorduras animais. É o caso da carne de porco ou mesmo a carne de pato. Em termos de alimentos oriundos do fundo do mar, encontramos reimosidade nos camarões, caranguejos, ovos e moluscos. Já nas frutas, a concentração elevada será observada nas de modalidades cítricas. Mesmo não sendo constituídas por proteínas animais, algumas frutas acabam sendo consideradas como alimentos reimosos.

Alimentos reimosos causam alergia?

o-que-sao-e-qual-a-importancia-das-proteinasJá deu até pra ficarmos com um pouco de pena dos alimentos reimosos, não é verdade? Tamanha a má fama que impuseram aos coitados. Para completar o quadro e você entender um pouco mais, saiba que para algumas pessoas esse tipo de alimento pode desencadear reações alérgicas: coceira, diarréia ou mesmo uma intoxicação grave. O que diz a ciência? Que não há comprovação técnica quanto a todo esse estrago dos alimentos reimosos.

No Brasil, o termo é usado em várias regiões e mais frequentemente nas cidades do Nordeste. E quanto à etimologia da palavra? Como funciona? O termo reima existe a partir da variação do termo grego “reuma” que também deu origem à palavra reumatismo, doença que causa dores extremas nos músculos e pode afetar até mesmo as vísceras. Uma importante curiosidade é o fato de esse termo ter um caráter polissêmico. Como assim? Ao mesmo tempo em que o termo reimoso pode ser usado para representar esses alimentos, acaba também sendo utilizado para quando queremos nos referir a uma pessoa mal-humorada ou rabugenta. Nesse sentido, caso alguém se refira a você como uma criatura reimosa, saiba que não há aí uma referência às altas concentrações de gordura, mas sim à sua natureza delicada e difícil.

E vocês, o que acharam do termo? Deixem seus comentários e sugestões!