Colégio Web

O que os ácidos fazem no refrigerante?

Publicidade

Você sabia que a utilização de ácidos nos refrigerantes é essencial? Eles ajudam na diminuição do pH e realçam o sabor. Sem eles, aquela bebida – uma das preferidas de crianças, jovens e adultos – não poderá ser produzida.

Nessa matéria explicaremos quais ácidos estão presentes no refrigerante e como eles são utilizados na produção. Ficou curioso para saber do que é feita essa bebida? Então confira os parágrafos abaixo:

Quais ácidos são encontrados no refrigerante?

Refrigerantes

1# Fosfórico

Se você é fã de Coca-Cola, Pepsi e derivados saiba que ingere esse produto sempre. O ácido fosfórico é essencial nos refrigerante tipo cola.

2# Benzoico

Sabe as bebidas com sódio? Elas precisam desse tipo de ácido.

3#Ascórbico

Ele é onipresente. Todos os tipos de refrigerante contém o ácido ascórbico.

4# Tártico

É um elemento muito utilizado nos refrigerantes e bebidas de sabor uva.

5# Cítrico

O próprio nome já denuncia onde esse ácido será utilizado. Se você pensou nas bebidas de limão, acertou.

De que forma agem os ácidos nesse tipo de bebida

O principal motivo da utilização de ácidos na composição de refrigerantes está na ação acidulante. Ou seja, aqueles são capazes de realçar o sabor da bebida. São responsáveis ainda por diminuir o pH e controlam o teor de açúcar.

O ácido ascórbico vai agir ainda como antioxidante. Impedirá a atuação do oxigênio com outros produtos do refrigerante. Já o benzoico combaterá a presença de micro-organismos na bebida.

Refrigerante não é apenas ácido

O principal componente dessa bebida é a água. Mas é necessária ainda a adição de concentrados. Estes são extratos de frutas que darão sabor ao refrigerante. Antioxidantes e conservantes também são usados.

Outros dois ingredientes não podem faltar. São eles edulcorantes e gás carbônico (bebida gasosa precisa de um elemento assim).

Acidos Refrigerantes

Como é produzido o refrigerante

No passado apenas farmacêuticos tinham autorização para fabricar esse tipo de bebida. Hoje, o processo é totalmente industrializado. A primeira etapa consiste na mistura de água com açúcar.

Esse produto será mesclado com o xarope (responsável por dar sabor) em outro recipiente. A água com açúcar e o xarope serão misturados. No mesmo instante o gás carbônico será adicionado.

Existe toda uma logística de higienização e produção, mas de uma forma simplificada os refrigerantes são elaborados assim:

  • 3 partes de água
  • 3 partes de açúcar
  • 1 parte de xarope

A produção de bebidas diet e light é semelhante. Porém, no lugar do açúcar será adicionado adoçante.

Ácidos também podem causar problemas à saúde

Assim como esses componentes são essenciais na fabricação do refrigerante, também pode causar mal a saúde. A principal queixa está relacionada a presença do ácido fosfórico. Quando ionizado esse ácido pode atuar como “ladrão” de cálcio do organismo humano.

Outro problema causado pela presença de ácidos é a inflamação estomacal. Para quem tem gastrite bebidas como refrigerante devem ser evitados. Há casos ainda no qual a ingestão diária dessa bebida está relacionada a problemas como diabete e obesidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados