Colégio Web

O que o chocolate tem de bom?

1O cacau é uma lavoura muito comentada no cenário da agricultura brasileira. Em outros tempos, já foi inclusive tema constante nas obras do escritor baiano Jorge Amado, um dos ícones da literatura brasileira. Mas a grande importância do cacau está no fato dele ser a matéria prima para o chocolate que tanto encanta as pessoas em todo o mundo. Sabemos que, na composição nutritiva do chocolate, haverá sempre a presença do açúcar e da gordura. Porém, isso é motivo para deixarmos esse precioso doce de lado? Não! Até porque o chocolate também apresenta alguns benefícios. Vamos saber quais são?

Publicidade

Um aspecto importante a ser salientado diz respeito ao fato do chocolate ter diversas formas de fabricação. Isso influencia no sabor. Por exemplo: o chocolate ao leite é um dos mais consumidos por quem prefere teores baixos de chocolate. Já os chocolates amargos vão ser ricos em cacau. E, por tabela, em açúcares e gorduras. Para os especialistas, ele pode ser mais benéfico para a saúde.

O chocolate branco, por sua vez, é produzido a partir da manteiga de cacau. Não vai ter gordura ou açúcar e também é bem recomendado pelos médicos.

Composição do cacau

Na composição do cacau, teremos importantes substâncias. Um dos compostos químicos mais importantes é o polifenol, que tem propriedades antioxidantes. Ele evita que sejam formados radicais livres e danosos às células saudáveis do organismo. O papel do antioxidante vai além e pode evitar problemas nos espaços cardiovasculares do organismo. Antioxidantes agirão, portanto, na prevenção de tromboses e infartos. Além disso, diminuem a resistência à insulina, previnem o envelhecimento e ampliam os fluxos sanguíneos.

Essa capacidade antioxidante do chocolate também pode ser importante na prevenção do câncer de intestino. Isso se explica já que o alimento pode prevenir danos às células dessa região. Outro paciente que pode ser beneficiado: aqueles que tiveram algum dano cerebral em função do AVE (Acidente Vascular Encefálico). O chocolate tem o potencial de proteger as células nervosas dessa região. Em uma mulher grávida, por exemplo, o alimento pode reduzir os riscos de uma futura eclâmpsia.

Na alegria e na tristeza: não é o marido

2Depois de conhecer todos esses benefícios, ainda queremos te lembrar que o chocolate é um perfeito aliado para os momentos de tensão pré menstrual. Sim, não devemos abusar na dose. Mas, que gostamos desse companheiro nos momentos de agonia, sim nós gostamos! E o que ele tem de tão importante que consegue alterar o nosso sombrio humor nos dias de tpm? Trata-se do aminoácido triptofano. É ele quem vai fazer com que os compostos da serotonina e dopamina sejam estimulados. Essas duas substâncias estão intimamente ligadas à melhoria nos níveis de humor. Quando não estão com níveis elevados, automaticamente o indivíduo pode entrar num quadro de depressão ou ansiedade. No caso das mulheres em período de tpm, o chocolate vai atuar ainda com o fornecimento de sais minerais e vitaminas.

Agora que você já sabe que o chocolate não é um vilão, esteja livre para fazer uso dessa preciosidade. Mas, atenção! Não é que você deva sair por aí comendo desenfreadamente. Não. É muito importante que você lembre: o consumo de chocolate não deve ser superior a 30g.

Além disso, se você come chocolate em excesso, está abrindo várias portas para problemas no aparelho intestinal, dor de cabeça, diabetes ou sobrepeso.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados