Colégio Web

O que é smog?

Publicidade

Nos centros urbanos, é bastante comum se observar uma névoa moderada sobre a cidade e muitos confundem com sereno. De maneira diferente do sereno, essa névoa é algo bastante prejudicial para a saúde criando problemas respiratórios ou agravando mais quem já possui um problema nessa área. Esse componente bastante presente nos centros urbanos é o Smog.

O que é smog?

Smog é um fenômeno que aparece exclusivamente nas grandes cidades e é identificado como uma grande massa de ar parado misturado com outros tipos de gases, e esses vapores acabam todos indo para os nossos pulmões. A palavra smog é uma pequena junção da palavra Smoke (fumaça) e Fog (neblina), já que a consistência do smog é como uma fumaça, mas tem a densidade de uma neblina.

Smog

Como o smog se forma?

O processo que leva à formação do smog é um amontoado de reações que envolvem um número indeterminado de substancias químicas e que ocorrem todas ao mesmo tempo, fazendo com que as atmosferas dos grandes centros tenham a definição como ‘‘grandes reatores químicos’’. Um dos gases que contribui para a formação do smog é a fumaça proveniente dos automóveis. Diariamente os carros soltam toneladas e mais toneladas de produtos químicos que formam o smog. O CFC que sai dos aparelhos de ar- condicionado também é um agente que contribui para a formação dessa massa nociva

Danos do smog

S mog

Quanto mais a pessoa inalar o Smog, mais são as chances de ela sofrer as consequências para sua saúde. Quando a pessoa tem uma imunidade baixa e um pulmão frágil, ela poderá apresentar alto desconforto depois de permanecer uma ou duas horas apenas ao ar livre, em meio ao ambiente bombardeado de poluição. Os idosos são os que mais apresentam problemas ao ficar muito tempo ao ar livre e respirar muito smog, especialmente aos que já tem doenças no pulmão ou doenças cardíacas. As crianças não escapam do perigo, pois como elas respiram mais rápido e passam bastante tempo na rua, dependendo da criança, elas acabam respirando muito smog em um curto período de tempo, podendo gerar bronquite, sinusite, asma e crises alérgicas.

Como não dá para deixar de sair de casa e nem parar de respirar o ar, para evitar o smog é recomendado cuidar e muito da saúde. A única forma de conseguir evitar o smog é assim que voltar para a sua casa, praticar a inalação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados