Colégio Web

O que é QI e qual a sua importância?

Publicidade

Um conceito muito falado e que muitos não entendem, é o QI e seu papel na vida das pessoas. Se você gostaria de entender melhor o significado dessa pequena sigla e sua importância no meio social, continue lendo.

Separamos aqui uma série de informação que vão ajudar você a entender melhor o que é o QI.

O que é?

O que é QI qual a sua importância

Basicamente, QI é a sigla para Quociente de Inteligência, que é um número que mede a inteligência das pessoas e que se baseia no resultado de alguns testes específicos. Ele serve para medir o desempenho cognitivo de alguém comparando-o com resultados de testes realizados por pessoas da mesma faixa etária.

Explicando melhor, pense na seguinte analogia. Resolver problemas matemáticos complexos, saber falar em público, ganhar uma partida de jogos como damas ou xadrez, saber compor músicas ou mesmo ser o melhor nos desenhos. Essas são tarefas relativamente básicas que todo ser humano pode realizar. O porém é que a capacidade de uma pessoa realizá-las e qualidade com que as fará muda. Ou seja, a capacidade aumenta à medida que a pessoa demonstra ser mais inteligente.

O QI mede isso. O nível de inteligência de uma determinada pessoa por meio de testes realizados por profissionais – esqueça os testes online, eles não são muito eficientes.

Quando surgiu e como funciona?

Os testes de QI foram realizados pela primeira vez no século 20 por um psicólogo francês chamado Alfred Binet. No começo, os testes eram aplicados apenas em escolas e buscava identificar crianças com dificuldades de aprendizado.

O nome, Quociente de Inteligência, chegou e introduziu duas expressões ao meio: Idade Mental e Idade Cronológica, que relacionam a capacidade intelectual de um determinado indivíduo com a sua respectiva idade.

Mais tarde forma desenvolvidas fórmulas e escalas que classificavam as pessoas de acordo com o resultado obtido nos testes. Basicamente, pessoas com QI acima de 140 são consideradas gênios e aqueles com números abaixo de 70 são tidos como indivíduos de raciocínio lento.

Feito isso, os testes foram aprimorados por outros pesquisadores e saiu apenas do âmbito infantil e passou a ser realizado também em adultos. A escala de resultados é esta abaixo:

Igual ou superior a 130: superdotação.

120 a 129: inteligência superior.

110 a 119: inteligência acima da média.

90 a 109: inteligência média.

80 a 89: normal fraco.

70 a 79: limite da deficiência.

Igual ou inferior a 69: deficiência mental.

O que é QI e qual a sua importância

Importância

O teste de QI é importante principalmente para crianças para saber dar o ensino e o atendimento que é preciso de acordo com as necessidades e capacidades de cada indivíduo.

Por exemplo, crianças superdotadas não devem estudar da mesma maneira que crianças comuns. O mesmo acontece com indivíduos que possuem deficiências mentais. O teste de QI é muito útil para determinar o tratamento adequado a um determinado indivíduo.

Ou seja, ele permite que pessoas com necessidades especiais que passam muitas vezes despercebidas no dia a dia recebam a atenção adequada que vai permitir com que eles se desenvolvam cada vez mais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados