Colégio Web

O que é o SISU?

Publicidade

Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, que ocorreu no último final de semana, muitas são as questões relacionadas à importância que a nota obtida nesta prova pode vir a ter na hora de conseguir uma boa vaga em uma boa universidade.

Um dos sistemas que acabam emergindo em meio às muitas dúvidas é o SISU, que pode ajudar estudantes a conseguir uma vaga em uma boa instituição de ensino superior. Portanto, vamos conhecê-lo melhor!

O significado

SISU

SISU nada mais é do que o Sistema de Seleção Unificada, que foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2009, funcionando como uma plataforma online para ajudar os estudantes a usar as notas do ENEM para conseguir ingresso em uma instituição de ensino superior.

A porcentagem e o sistema utilizado pelo SISU pode ser considerado algo que pode substituir o tradicional vestibular, o que faz desta plataforma algo realmente inclusivo para muitos estudantes ao redor do Brasil.

O SISU que atualmente vigora no Brasil é fruto da iniciativa do então Ministro da Educação Fernando Haddad, só que a versão atual é o que foi possível, já que a proposta inicial de Haddad simplesmente era inviável tecnicamente.

Como funciona o SISU?

Para que as pessoas possam entender melhor o funcionamento do SISU, ele oferece aos candidatos ao menos duas opções de curso para escolher, sendo que é possível realizar alterações durante o período usado para inscrições.

Cada instituição poderá determinar pesos diferenciados por matéria, para cada curso e também poderá estabelecer uma nota mínima para cada curso, de acordo com o que está previsto no SISU.

SISU Vestibular

De acordo com o SISU, a nota de corte será a menor nota que permitirá ao candidato ficar entre os selecionados para um curso, sendo que isto se dará com base no total de candidatos e no número de vagas.

Diariamente, o SISU irá calcular e irá divulgar a nota de corte para cada um dos cursos, para que os candidatos possam acompanhar a situação e a evolução do quadro geral.

Ao candidato, caberá observar as notas de corte todos os dias, já que elas mudam sempre, para que ele possa alterar suas opções de curso de modo a torná-las adequadas às suas notas.

Esta observação também permitirá que ele seja aprovado na melhor opção de curso ou então que ele evite não ser aceito por curso algum simplesmente por não ter acompanhado a evolução da nota de corte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados