Colégio Web

O que é manutenção preditiva?

Publicidade

A manutenção preditiva se resume em um processo periódico de acompanhamento de equipamentos ou máquinas por meio de dados coletados através de monitoração e inspeções. Analise de vibração, inspeção visual e ultrassom são algumas das técnicas mais usadas em manutenção preditiva.

Entendendo a manutenção preditiva

Este tipo de manutenção tende a predizer o tempo de utilidade de componentes maquinários e equipamentos, bem como analisar as condições necessárias para que esse tempo seja proveitoso.  O processo visa à antecipação a necessidade de manutenção de equipamento, eliminando as chances de desmontagem desnecessária e aumentando o tempo de disponibilidade do maquinário.

Para ser posta em prática, a manutenção preditiva exige o uso de aparelhos corretos, capazes de registrar os diversos fenômenos das máquinas, como pressão; temperatura; desempenho; e aceleração. Baseando-se neste conhecimento e análise dos fenômenos é possível prever defeitos futuros.

manutenção preditiva

Diagnóstico e análise

Geralmente o processo se divide em estabelecer um diagnóstico e efetuar uma análise de tendências. No diagnóstico é detectada a irregularidade e o responsável se encarrega de estabelecer uma solução de acordo com a origem e a gravidade do defeito constatado. O diagnóstico, como é de se imaginar, deve ser feito antes de programar o reparo.

A análise da tendência, porém, consiste na prevenção antecipada do defeito (avaria ou quebra), por meio de aparelhos que atuam diretamente na vigilância constante, prevendo a necessidade da reparação.

Comumente se adota diversos métodos investigativos para a intervenção nas máquinas e equipamentos. Entre as várias metodologias podemos destacar as seguintes:

  • Estudo de vibrações (tribologia e ferrografia);
  • Análise de óleos;
  • Ultrassom que detecta e analisa vazamentos e defeitos em válvulas e purgadores;
  • Análise do estado das superfícies;
  • Termografia de sistemas elétricos e mecânicos;
  • Análises estruturais de peças;

Essas técnicas permitem detectar eventuais problemas de funcionamento sem ter que interromper o processo de produção, de modo que a intervenção corretiva possa ser programada com antecipação, proporcionando muitos benefícios, como o aumento potencial de segurança e tempo de vida dos equipamentos, redução dos prazos e custos de intervenções, detecção de eventuais falhas e correção indicada, entre outras.

O que é manutenção preditiva

Economia e ganho financeiro

A manutenção preditiva, assim como a manutenção preventiva e a manutenção corretiva, ainda são pouco utilizadas no país. Mas esse processo pode significar uma economia igual a 30 vezes o valor de investimento.

Bem, sabe-se que, apesar desse número sofrer variação conforme o uso do sistema e modelo de indústria, essa vantagem financeira ocorre por conta do menor tempo perdido com maquinário parado e inutilizado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados