Colégio Web

O que é intuição e de onde vem?

A intuição viria de um conhecimento imediato, que não necessita de qualquer tipo de dedução... Será? Confira mais!

Publicidade

Um dos conceitos mais comentados e debatidos pelas pessoas nos dias de hoje, especialmente pelas pessoas do meio esotérico e espiritualista, a intuição ainda desperta muitas dúvidas na   maior parte das pessoas.

Pois para sanar parte destas dúvidas, nas próximas linhas deste artigo nós vamos procurar mostrar de maneira clara e objetiva o que é a intuição e de onde ela possivelmente vem. Vamos ver mais!

intuicao-de-onde-vem

O que é?

Segundo conceito amplamente defendido, a intuição nada mais é do que a faculdade que nos permite compreender as coisas de modo objetivo e direto, sem a necessidade da realização de raciocínio lógico e complexo para chegar a tal conclusão.

Ela também é definida por muitas pessoas, especialmente pelas pessoas mais espiritualizadas, como a capacidade de intuir algo ou algum evento antes que ele de fato aconteça (não confundir com premonição, que é outra coisa).

Um exemplo disto: uma pessoa não se surpreende com a chegada de outra por simplesmente ter sentido que esta pessoa viria, mesmo sem ter sido informada do fato previamente. Ela apenas intuiu.

Outro exemplo de intuição importante, mas que não guarda nenhuma semelhança com sentir algo antes que isso aconteça ocorre quando alguém descobre uma receita ou uma fórmula importante sem saber como. A pessoa apenas intuiu quais eram os ingredientes.

O pressentimento também está relacionado com a intuição, e na linguagem mais popular é um dos significados mais lembrados pela maior parte das pessoas, especialmente das mais velhas.

De onde ela vem?

Este é um dos pontos mais complicados quando o assunto é a intuição, pois há correntes que apontam para uma origem, enquanto há outras que apontam para uma direção totalmente oposta.

intuicao-de-onde-vem

O fato é que para correntes filosóficas, a intuição viria de um conhecimento imediato, que não necessita de qualquer tipo de dedução ou de raciocínio complexo para ser obtido.

Para a psicologia, no entanto, a coisa fica um pouco mais profunda, já que a intuição seria um conhecimento que é acessado por uma via não racional, que em muitos casos não tem explicação aparente.

Seguindo esta linha, os espiritualistas e esotéricos defendem que a origem da intuição está ligada ao chamado plano astral ou espiritual, que daria “toques” e dicas para nós por meio de sensações que não conseguimos explicar, mas que normalmente nos tiram de enrascadas, por exemplo.

Ainda nesta linha, a origem da intuição estaria mais ligada ao que algumas religiões, como a religião hindu, por exemplo, chamam de akasha, que seria a fonte de todos os pensamentos humanos.

Em outras palavras, a origem da intuição estaria no que é conhecido como inconsciente coletivo, que é o lugar de onde viriam os pensamentos humanos, uma espécie de fonte universal que acessaria passado, presente e futuro, e que explicaria a conexão chamada de intuição.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados