Colégio Web

O que é a dependência virtual?

Pesquisas realizadas por especialistas revelam que milhares de pessoas sofrem de dependência virtual. Conheça melhor esse problema social do século XXI!

Publicidade

Tudo parece começar com uma brincadeira inofensiva, sem crédito algum, mas que na verdade esconde um dos males desse século, a dependência virtual. A dependência virtual é uma compulsão pela web.

Atualmente, o acesso à compra pelos aparelhos como celulares, smartphones, tablets ficou mais fácil e mais acessível ao bolso do brasileiro.

Basta um clique na tela, e pronto! Você tem acesso a todas as informações e acontecimentos do mundo, acessa sites de entretenimento, chats, salas de bate papo, jogos, e-mails. É muita informação e diversão em qualquer momento e em qualquer lugar.

Pesquisas realizadas por especialistas revelam que milhares de pessoas sofrem desse mal, se isolando dos amigos, dos familiares para navegar nesse mundo virtual que tem tanto para nos oferecer, quando usada de maneira controlada.

Fatores que levam ao isolamento e a preferência pelo mundo virtual seguindo as pesquisas:

  • Facilidade com que os meios eletrônicos são oferecidos: o custo barateou e a quantidade de produtos e modelos é a mais variada;
  • Dificuldade de relacionamento pessoal com outras pessoas;
  • Fuga da realidade e dupla personalidade;
  • Desejo de informação e entretenimento;
  • Desejo de conhecer novas amizades e relacionamentos;
  • Sintomas do mundo globalizado.

Dependência Virtual

Riscos à saúde

Esse tipo de comportamento pode acarretar diversos problemas à saúde tanto sobre aspectos físicos como psicológicos.

O indivíduo deixa de realizar tarefas diárias, passa a vivenciar num mundo completamente virtual, durante a maioria do seu tempo, deixando muitas vezes de realizar atividades básicas como se alimentar, por exemplo. Além disso, o indivíduo se isola completamente do mundo social, apresenta dificuldade com o mundo externo, em que os jogos, salas de bate papo e chats tornam-se um vício.  Além de, ocasionar problemas físicos como permanência durante muitas horas em frente do computador e outros meios eletrônicos, problemas na coluna devido à má postura, horas de sono desperdiçadas e doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Em 2011, foi notícia nos jornais, a morte de um jovem britânico que permaneceu mais de 12 horas jogando.

Realidade Alarmante

Essa realidade não está muito distante de nós, pois especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo informaram que a cada dia cresce o número de pessoas em busca de tratamento para essa dependência tecnológica.

Observe se você já perdeu a noção de quantas horas passa navegando na internet. Se conhecer alguém que de hábito virou doença, ajude-o a procurar tratamento adequado e especializado. Pense e reflita sobre o assunto! A melhor companhia pode estar ao seu lado! É necessário equilíbrio pata tanta informação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados