Colégio Web

O que é crowdfunding?

Publicidade

Atualmente, muitas pessoas apresentam boas ideias, realmente criativas e que poderiam mudar o mundo, gerando mais empregos e levando à criação de novas empresas.

No entanto, a maior parte destas pessoas talentosas simplesmente deixa que suas ideias morram antes mesmo de dar início ao processo de criação simplesmente por falta de recursos para tocar seus projetos.

Portanto, vamos conhecer um mecanismo realmente interessante que tem permitido que muitas boas ideias possam se tornar realidade, em uma espécie de financiamento coletivo que leva o pomposo nome de crowdfunding.

A oportunidade perfeita

Crowd Funding

A ideia em torno do crowdfunding é das mais democráticas e interessantes de todas, sendo, até certo ponto, revolucionária, já que permite que pessoas comuns possam fazer parte de projetos importantes por meio do financiamento coletivo.

Ou seja, é a oportunidade perfeita, já que aproxima as pessoas que estão interessadas em ver uma ideia ganhar forma e que estão dispostas a ajudar dando um pequeno aporte financeiro para isto.

E para quem tem um projeto e simplesmente não dispõe dos fundos necessários para dar cabo deste projeto, o sistema de crowdfunding pode ser simplesmente a oportunidade perfeita também.

Financiamento coletivo

A base do crowdfunding é o financiamento coletivo, que se revela como uma forma de interesse coletivo, direcionando recursos captados por diversas fontes de financiamento para projetos de interesse das pessoas que fizeram as doações.

Normalmente, as ações de crowdfunding são feitas na internet, onde são realizadas campanhas para a arrecadação de fundos para projetos, permitindo que ideias interessantes sejam tocadas a diante.

É deste modo que muitas pessoas começam a dar início a pequenos negócios, baseados no interesse de pessoas que toparam financiar par ver projetos sendo realizados e colocados no mercado.

Por meio deste sistema de financiamento coletivo, muitos sonhos estão sendo realizados por pessoas das mais variadas classes sociais, que criam e desenvolvem projetos diferenciados e únicos com base no dinheiro arrecadado pela campanha.

Crowdfunding

Como funciona?

Normalmente, um crowdfunding tem início com a estipulação de metas de financiamento a serem atingidas até um determinado prazo, tornando viável a realização do projeto.

Caso o valor estipulado pela meta não seja alcançado até o final do prazo estipulado, o projeto se torna inviável e deixa de ser financiado, sendo que o dinheiro é repassado de volta às pessoas que fizeram doações.

Portanto, se trata de um sistema onde o interesse das pessoas em uma determinada ideia é a mola mestra que irá torná-lo possível.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados