Colégio Web

O que é Calendário Cósmico?

Publicidade

 

O que vem a ser calendário cósmico? Você deve estar imaginando que é algo relacionado à influência dos signos em nossa vida, não é? Aquela coisa do horóscopo? Errou. Foi um cientista norte-americano chamado Carl Sagan (1934-1996) quem criou o calendário cósmico. Na verdade, trata-se de uma escala didática que coloca algumas datas e referidos tempos para abreviar ou resumir, do ponto de vista metafórico, a história de todo o nosso universo em apenas um ano. E tudo isso desde o Big Bang até os tempos contemporâneos.

Na escala produzida por Carl Sagan, um segundo do calendário passa a valer 500 anos no nosso calendário convencional. Quer um exemplo? A chegada de Pedro Álvares Cabral ao solo brasileiro, dentro do calendário cósmico, teria acontecido no mesmo início do último segundo do dia 31 de dezembro. O que quer dizer que apenas alguns milésimos de segundos antes já estava nascendo o sistema capitalista.

E a badalada explosão do Big Bang, onde se localiza no calendário cósmico? A partir da teoria do norte-americano, tudo teria sido iniciado, o encontro inicial do universo, o primeiro momento do calendário, aquilo que ajuda a compreender em termos de proporção, como todos os outros fenômenos foram se desencadeando. Como a galáxia tem seu papel, a origem do planeta Terra. E de como todos esses fatos também demoraram para serem finalizados.

Teorias e marcos do calendário cósmico

Confira algumas das teorias apresentadas no calendário cósmico.

01 de janeiro – início do Big Bang

07 de janeiro – nascimento das primeiras estrelas

01 de março – surgimento da Via Láctea e outras galáxias

09 de setembro – origem e formação do Sistema Solar

14 de setembro – origem da Terra

25 de setembro – surgimento das primeiras formas de vida terrestre

02 de outubro – formação das rochas mais antigas já registradas

30 de novembro – início da reprodução sexuada

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados