Atualmente, quase todas as lojas de varejo do Brasil, tanto físicas, quanto virtuais, fazem uso da expressão Black Friday para denominar o dia em que promoções realmente interessantes serão realizadas em cima de seus estoques.

No entanto, a grande pergunta a ser feita para a maior parte das pessoas que moram no Brasil é a seguinte: você sabe o que é a Black Friday?

Para te ajudar a responder a esta pergunta, este artigo irá mostrar exatamente o que é a Black Friday, lançando luz, inclusive, sobre as origens da expressão, que remete a outras épocas e a outros países.

A sexta-feira negra

Friday Black

Black Friday, antes de qualquer coisa, nada mais é do que uma expressão do inglês que significa literalmente sexta-feira negra, e é um termo que tem suas origens no varejo dos Estados Unidos.

A expressão surgiu para identificar o famoso e aguardado dia em que as vendas de queima de estoque, com preços bem abaixo do normal, são realizadas, tradicionalmente na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças.

Esta ação de queima de estoque extremamente popular por lá, sempre ocorre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, e por este motivo, recebeu o nome de Black Friday para ser ainda mais impactante.

Com o passar dos anos, a expressão foi ficando cada vez mais popular nos Estados Unidos, e acabou por ser exportada para outros países, como o Canadá, a Austrália, a Grã-Bretanha, Portugal e mais recentemente, para o Brasil.

Nos Estados Unidos, muitos dizem que a primeira vez em que a expressão Black Friday foi utilizada por lá foi na Filadélfia, no começo da década de 1960, já que a polícia local já costumava usar a expressão para denominar a sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Black Friday

No Brasil

Fenômeno recente dentro do mercado de varejo brasileiro, a Black Friday foi realizada por aqui pela primeira vez apenas no dia 28 de novembro de 2010, sendo que em sua primeira vez no país, ela se deu apenas online, ou seja, apenas no mercado virtual.

No entanto, a recepção foi realmente muito boa, reunindo nada menos do que 50 lojas do varejo brasileiro, dando retorno considerável, o que inspirou a realização em âmbito mais amplo no ano seguinte.

Mas desde o início, sempre houve muita polêmica em torno da Black Friday tupiniquim, já que os descontos sempre foram considerados pequenos demais, não se comparando em nada aos descontos oferecidos nos Estados Unidos, por exemplo.