Colégio Web

O que é Arte Barroca?

A Arte Barroca pode ser definida como um estilo artístico que nasceu entre o final do século XVI e o século XVIII e trabalhava com a religiosidade.

Publicidade

O mundo movimenta-se através da arte, ou seja, estamos voltados de movimentos artísticos e de pintores e artistas plásticos que retratam através de seus trabalhos a compreensão física de seres através de instrumentos técnicos ou abstratos. Dentre os pontos que podemos abordar, está uma arte que pode ser considerada como sacra, mas que regimenta diversos artistas e obras que fizeram parte do acabamento de igrejas e ponto históricos pelo mundo. A arte barroca, ou simplesmente barroco, está presente nos países mais distintos.

Arte Barroca no Mundo

Barroco

Através de estudos e da teoria ao longo dos anos, o barroco pode ser explicado através de um estilo artístico que nasceu entre o final do século XVI e o século XVIII. Seus primeiros traços iniciaram na Itália, com uma sequência tomada pelos países onde se predominava o catolicismo, principalmente na América e Europa, além de áreas de protestantes e alguns pontos do Oriente.

Considerado uma antiguidade clássica, a arte barroco é uma continuação do Renascentismo, ou seja, possui harmonia, equilíbrio e dinamismo. No entendimento de historiadores e pesquisadores, o barroco não pode ser tratado apenas como um estilo artístico, mas uma consequência de um período histórico antenado a um movimento sociocultural. Nesse contraponto, há o entendimento entre o homem e Deus. Assim, podemos dizer que o barroco está ligado à religião, tanto nas pinturas, esculturas e também em sons, principalmente os acordes reproduzidos até hoje nos países católicos.

Doutrinado na cultura católica, o Brasil, é um dos países onde pode-se notar o maior volume de dados do estilo e movimento barroco. Igrejas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e em boa parte do interior de São Paulo possuem em sua decoração itens do estilo barroco, algo clássico e humanista, que remete a tempos passados, porém, de grande glória, glamour e rico em história.

Arte Barroca

No Brasil, o nome de destaque do estilo barroco é Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, devido a uma deficiência física. Clássico do barroco e rococó, Aleijadinho nasceu em Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, em 29 de agosto de 1730 e morreu em 18 de novembro de 1814, aos 76 anos. Considerado como mito, o entalhador como profissão primária, desenvolveu obras que detalhou as mais diversas igrejas espalhadas pelas vilas de Ouro Preto e do interior de Minas Gerais.

No mundo, os principais nomes do estilo barroco são: Caravaggio, Velásquez, Vivaldi, Gan Lorenzo e Rembrandt. De forma coerente e coesa, são estas as informações importantes sobre o estilo barroco.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados